menu

“Hélio Teixeira da Rosa” apresenta cultura e música de Santa Catarina em evento do TCM de São Paulo

qui, 20/11/2008 - 18:21

     O Coral Hélio Teixeira da Rosa, do Tribunal de Contas de Santa Catarina, levou um pouco da cultura musical de nossa Ilha  para o X Encontro de Corais do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. O evento aconteceu no dia 13 de novembro, no Plenário Paulo Planet Buarque e contou com a performance de cinco grupos vocais, basicamente institucionais.
     Em sua segunda participação no evento — a primeira foi em 2005 — o Coral do TCE/SC interpretou peças exclusivas de compositores catarinenses, com traços da identidade cultural local, e que integram o CD do grupo, lançado em 2007.
     Foram apresentadas as músicas "Ilha", do maestro e auditor aposentado Altair Debona Castelan; "Lagoa da Conceição", uma composição de Orlando Mello (Neco) e arranjo vocal de Carlos Lucas Besen; "Lundum" de Neno Miranda e arranjo vocal de Rogério Guilherme de Oliveira, regente do Coral; "Cantigas do Boi-de-Mamão", de Carlos Lucas Besen; e os sambas "Sempre é Assim" de Jorge Coelho, com arranjo vocal do regente, e "Chega", de João Carlos de Souza e arranjo vocal de Maurício Soares.
     Na tentativa de aproximar a platéia da nossa cultura e música, o regente Rogério Guilherme de Oliveira familiarizou os presentes com a brincadeira do Boi de Mamão, enumerando detalhes do folguedo que apresenta, em forma de pantomima, a vida, morte e ressurreição do boi, já que alguns temas do "nosso boi" estão presentes na peça "Cantigas do Boi-de-Mamão.
     Para o regente, em meio a apresentações de músicas consagradas nacionalmente e internacionalmente, bem executadas pelos demais grupos e, em especial, depois da apresentação do Coro Masculino da Companhia Brasileira de Alumínio “que demonstrou grande maestria em suas interpretações”, o coral propôs-se a vencer um grande desafio: levar músicas significativas para os "manezinhos", completamente desconhecidas da platéia, demonstrar nosso jeito próprio de cantar, inclusive, nossa terra e, ainda assim, envolver os presentes.
     Oliveira agradeceu aos conselheiros e servidores do TCM de São Paulo, representados pelo presidente Edson Simões e pelo regente do coral anfitrião, maestro Wiliam Guedes, o convite para a participação. “Este prestigioso encontro, ao partilhar experiências, constitui-se uma louvável oportunidade de medrar conhecimentos do fazer da música vocal em conjunto".
     Ao entregar o certificado de participação do Coral Hélio Teixeira da Rosa no Encontro, o conselheiro do TCM/SP, Maurício Faria, ressaltou que a platéia “pôde perceber que a qualidade excepcional do Tribunal de Contas de Santa Catarina, referência entre seus congêneres em seu campo de atuação no controle público, estende-se ao seu fazer musical, o que fundamenta qualificá-lo, também, como um Tribunal de Cantos".
     Além do Coral do TCE/SC e do Coro Masculino da Companhia Brasileira de Alumínio, houve a apresentação do Coral dos Servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Madrigal Z’ Encanto e Água Viva Coral.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques