menu

Pacheco recebe título de "Cidadão Catarinense"

sex, 16/05/2008 - 00:00
Pacheco recebe título de "Cidadão Catarinense"

     O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro José Carlos Pacheco, recebeu o título de “Cidadão Catarinense”, durante sessão solene realizada na noite de ontem (15/05), na Assembléia Legislativa do Estado, oportunidade em que a mesma homenagem foi outorgada ao empresário Alaor Francisco Tissot, atual presidente da SC Parcerias.
     “Agradeço a Deus pelas oportunidades que meu berço adotivo me concedeu e por poder, com dedicação aos meus deveres, tentar retribuir um pouco do tanto que recebi, seja no meu trabalho ou nas instituições filantrópicas que faço parte”, declarou Pacheco, que nasceu em Pelotas (RS), para um Plenário lotado com cerca de 500 pessoas. Na solenidade, presidida pelo chefe do Legislativo, deputado Julio Garcia (DEM), compareceram chefes e representantes dos demais Poderes e Órgãos, em âmbito estadual e municipal, ex-governadores, familiares e amigos dos homenageados, além de membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado.
     Na placa entregue a José Carlos Pacheco — pelo deputado Dagomar Carneiro (PDT), em nome dos 40 parlamentares estaduais — ficou registrado o reconhecimento da Assembléia pela sua atuação como homem público que contribuiu para o engrandecimento do Estado. O texto destaca o exemplo de coerência, dignidade, grandeza e sabedoria do homenageado e “sua expressiva atuação comunitária e filantrópica e seu empenho na defesa da moralidade administrativa junto ao Tribunal de Contas”. 
     A homenagem ao presidente do TCE catarinense foi aprovada, por unanimidade, pela Assembléia, em sessão ordinária de 13 de novembro de 2007. O projeto de lei nº 498/07 — iniciativa do deputado Julio Garcia — teve o apoio de todos os líderes partidários. Na justificativa do projeto, Garcia já destacava a dedicação do homenageado às causas comunitárias e seu empenho na solução de grandes temas da administração pública do Estado.
     Durante a sessão solene, coube ao deputado Marcos Vieira (PSDB) — autor da proposta para outorga do título ao paranaense Alaor Tissot, falar em nome do Legislativo Estadual. Vieira apontou características comuns no perfil dos dois novos cidadãos catarinenses, como o espírito de liderança e a forte atuação no trabalho social. “Tanto Alaor como Pacheco são homens ágeis e persistentes na arte de coordenar grandes grupos”, disse, ao destacar a capacidade dos homenageados de estimular a organização social e lutar pelo desenvolvimento do Estado. “É de cidadãos com esse perfil que Santa Catarina precisa”, reiterou.

Emoção
    
Num discurso emocionado, o conselheiro José Carlos Pacheco, que nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 31 de março de 1940, também fez questão de homenagear Laguna — a primeira cidade catarinense que o acolheu, aos dois anos de idade, quando a família se mudou para Santa Catarina —, onde vivenciou a infância, iniciou os estudos e encontrou sua esposa, Darci Fernandes Pacheco, antes de se estabelecer na Capital do Estado
     “Não tive o privilégio de nascer em solo catarinense e creio não ser merecedor de todas as expressões de apreço e simpatia pessoais que venho recebendo desde que aqui cheguei”, disse Pacheco, que fez questão de apontar a capacidade de trabalho do outro homenageado, Alaor Tissot. Antes de agradecer a iniciativa do Legislativo e a presença de todos, o presidente do TCE também não escondeu a emoção ao lembrar da mãe, Helena Krüger Pacheco, que pouco antes de falecer, tinha estado naquele mesmo Plenário, para acompanhar a posse do filho como então presidente da Confederação Maçônica Brasileira (COMAB).
     A banda de Laguna — Banda Musical União dos Artistas, a mais antiga do País — e o coral Hélio Teixeira da Rosa, do Tribunal de Contas do Estado, também abrilhantaram a solenidade. “Saudade de Laguna”, composição de Pedro Raymundo, foi uma das músicas executadas –, com solo da lagunense Cristina de Oliveira Rosa Silva, sob a regência de Rogério Guilherme e acompanhamento, ao piano, de Luiz Gustavo Zago .
     O coral também cantou músicas da banda The Beatles — com arranjo de José Blasco — e acompanhou a banda da Polícia Militar durante a execução do hino nacional, no início do evento, e do hino do Estado de Santa Catarina, no final da sessão.
     Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade estavam: o representante do governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, o procurador-geral do Estado, Sadi Lima; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco Oliveira Filho; o procurador-geral de Justiça do Estado, Gercino Gerson Gomes Neto; o prefeito de Florianópolis, Dário Elias Berger; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro do TCE/RS Victor Faccioni, além dos ex-governadores Colombo Salles, Esperidião Amin e Paulo Afonso Vieira. Também estavam presentes o vice-presidente do TCE/SC, Wilson Wan-Dall, os conselheiros do Órgão, Moacir Bertoli, Salomão Ribas Jr., Gilson dos Santos e César Filomeno Fontes, além dos auditores Sabrina Nunes Iocken, coordenadora do Corpo de Auditores, Gerson dos Santos Sicca e Cleber Muniz Gavi.
 
Currículo de José Carlos Pacheco
     Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, o conselheiro José Carlos Pacheco assumiu a presidência do Tribunal de Contas do Estado em 1º de fevereiro (biênio 2007/2009), tendo dentre as prioridades da sua gestão: o aperfeiçoamento da operação do controle externo, a orientação aos gestores públicos e a ampliação das parcerias com demais órgãos de controle com vistas ao aprimoramento da gestão dos recursos públicos em favor das atuais demandas da sociedade.
     Com 34 anos ininterruptos de trabalho no TCE — ingressou em 19 de março de 1974 —, foi nomeado por ato do Governador Colombo Machado Salles para exercer o cargo de auditor junto ao Corpo de Auditores. Nessa condição foi o primeiro a ser nomeado como conselheiro, em 2002. Já como conselheiro, foi designado supervisor do Instituto de Contas do TCE de Santa Catarina (biênio 2003/2005) e vice-presidente do Órgão (2005/2007). Presidiu, em 2005, a Comissão Organizadora criada para promover estudos e propor ações para as celebrações dos 50 anos do TCE e, em 2006, foi relator das contas do Governo do Estado, referentes ao exercício de 2005.
     Durante a vida estudantil, dirigiu o Diretório Acadêmico de Economia e Direito da UFSC e a Federação Catarinense de Desportos Universitários. Começou no serviço público estadual em 1970, no antigo Plameg — Plano de Metas do Governo —, e, no ano seguinte, foi secretário particular e chefe de gabinete do Governador Colombo Machado Salles.
     Com expressiva atuação comunitária, Pacheco é 1º vice-provedor da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, mantenedora do Hospital de Caridade, e presidente de honra do Albergue Noturno “Manoel Galdino Vieira” — entidades filantrópicas que funcionam em Florianópolis — e ex-presidente da Confederação Maçônica do Brasil. Também presidiu a Sociedade Pró Desenvolvimento de Canasvieiras e durante a sua gestão foi responsável pelas ações que garantiram a implantação do esgoto sanitário e a construção da nova Igreja daquele Balneário.  Em dezembro de 2006, tomou posse como membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques