menu

TCE/SC e Ministério Público avançam na definição da equipe do Laboratório de Análises em Orçamentos e Políticas Públicas (Laopp)

ter, 22/08/2023 - 14:35
Foto mostra pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular. São cinco homens e uma mulher, que está à direita na imagem. Todos os homens vestem traje e gravata. A mulher está com uma blusa preta. Sobre a mesa há garrafas de água, xícaras de café e um laptop aberto

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deram um importante passo para começar as atividades do Laboratório de Análises em Orçamentos e Políticas Públicas (Laopp) na última semana. Em reunião na sede do MP catarinense, com a presença da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, os órgãos avançaram na definição da equipe que integrará o Laopp e alinharam detalhes sobre o funcionamento da iniciativa.  

O encontro foi o primeiro depois da assinatura do termo de cooperação técnica entre o MPSC e o TCE/SC que criou o laboratório.  "A reunião foi no sentido de alinharmos o início das atividades, especialmente a constituição das equipes nas duas instituições, o plano de ação para este início e o treinamento dos servidores", explicou o diretor-geral de Controle Externo (DGCE) do TCE/SC, Sidney Tavares Júnior. 

Outra tarefa discutida na reunião foi a edição do ato que criará formalmente o laboratório na estrutura do MPSC e do TCE/SC, definindo seu funcionamento, composição e objetivos.  

Além do diretor-geral de Controle Externo, participaram da reunião Flávia Leitis Ramos, também da DGCE, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, o assessor do procurador-geral de Justiça Renee Cardoso Braga, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, André Teixeira Milioli, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública, Douglas Roberto Martins.  

Parceria aprimorará fiscalização sobre os recursos públicos  

O laboratório vai ser coordenado pelas duas instituições e terá a missão de acompanhar se os orçamentos públicos estão respeitando direitos e garantias constitucionais. Entre as atividades estão monitorar o planejamento e a execução de projetos pelas prefeituras e pelo Estado, de modo a observar se os recursos estão sendo usados em prol do interesse coletivo e atendendo às políticas públicas.  

Em um segundo momento de implementação, as informações geradas auxiliarão também as promotorias de Justiça no acompanhamento de ações judiciais e acordos firmados com o poder público, de maneira que essas medidas já sejam também previstas e contempladas no orçamento municipal, evitando o descumprimento por falta de recursos.    

Caberá ao Laopp, ainda, promover a avaliação de políticas públicas, produzindo e sistematizando dados relacionados à eficiência, eficácia e efetividade dos projetos e inciativas que recebem os recursos públicos.  

Saiba mais sobre o LAOPP aqui.  

Texto: Informações MPSC 

Foto: Divulgação / MPSC 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques