A interação do controle externo com as bibliotecas, arquivos e centros de memória para o compartilhamento de informações que contribuam para o aprimoramento do desempenho da atividade-fim das Cortes de Contas foi o objetivo central do IV Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas, realizado entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, o Tribunal de Contas de Santa Catarina foi escolhido para sediar o próximo evento — V Fórum Nacional —, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2012, em Florianópolis.
A chefe da Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa, Valéria G. Ghanem, representou o TCE/SC no IV Fórum. Estiveram reunidos no evento 96 profissionais da informação, sendo 57 de 22 tribunais de contas do Brasil e do exterior — da Província do Chago (Argentina) e da República de Angola.
O Fórum, organizado pela Divisão de Biblioteca e Documentação do TCM/RJ, foi mais uma oportunidade para os integrantes do grupo Bibliocontas — profissionais de informação atuantes nos TCs — discutirem questões atuais relativas ao trabalho desenvolvido por estes servidores.
Nos três dias do encontro, foram abordados temas como: O novo modelo de colaboração, produção e uso da informação na web e suas implicações nas atividades de bibliotecas e arquivos; Processo digital: o governo sem papel; e O papel dos setores informacionais dos Tribunais de Contas na garantia do direito à informação dos governados.
Na quinta-feira (30/9), Valéria Ghanem participou, como coordenadora de mesa, de três painéis: “Siabi – apresentação do software”, cujo assunto foi abordado por Wellington Rodrigues da Silva (WJ Informática); “O papel dos setores informacionais dos Tribunais de Contas na garantia do direito à informação dos governados”, exposto pela professora Marcia Heloisa Tavares de Figueireto Lima, da Universidade Federal Fluminense e “Pergamum – apresentação de software”, que foi apresentado pelo analista de sistema Joelson Ricardo Stroparo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
No dia 1º de outubro, os representantes dos 22 Tribunais de Contas participantes do encontro apresentaram, discutiram e votaram propostas para aprimorar a gestão da informação nas Cortes de Contas, que culminou com a redação da “Carta de Compromisso do IV Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas de Tribunais de Contas”.
Entre as deliberações que constam do documento, está a indicação do TCE/SC para realizar a próxima edição do Fórum Nacional. A Corte catarinense concorreu junto com o Tribunal de Contas do Distrito Federal e com o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul.
A promoção do evento foi do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies