menu

Palestrantes de seminário no TCE/SC abordam benefícios das construções sustentáveis

sex, 11/11/2016 - 12:51
seminário

No Brasil, existem 1.156 edificações registradas para receber o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), certificação fornecida a prédios sustentáveis que cumprem requisitos distribuídos em sete dimensões de avaliação, como eficiência do uso de água, energia e atmosfera. A informação foi repassada pela arquiteta Cristina Hana Shoji, durante o 1º Seminário de Sustentabilidade do Tribunal de Contas de Santa Catarina, nesta sexta-feira (11/11), no auditório do TCE/SC, em Florianópolis.

Segundo Cristina, das edificações registradas, 125 estão na Região Sul e a maioria dos projetos é de origem comercial, centros de logísticas e plantas industriais, mas também há prédios públicos, como sede de prefeitura, museus, bibliotecas, escolas e arenas esportivas.

O assunto também foi abordado pela arquiteta Silvana Silvestre, que explicou os benefícios alcançados pela prefeitura de Florianópolis, com a instalação de placas fotovoltaicas na creche municipal Hassis, localizada na Costeira do Pirajubaé, uma das 17 construções de Santa Catarina que já possui a certificação. “Há uma economia de aproximadamente R$2 mil reais”, ressaltou. As placas fotovoltaicas captam energia solar e evitam o uso da elétrica.

As palestrantes estão entre os 335 profissionais aptos a trabalhar com o selo LEED no país. O evento é promovido pela Comissão Gestora do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no TCE/SC e pela Associação de Servidores (ASTC). A organização é do Instituto de Contas. A programação busca contribuir para a consolidação de uma sociedade mais sustentável, por meio da conscientização do público interno e externo à questão ambiental.  

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques