menu

Tribunal de Contas de Santa Catarina abre inscrições para Fórum TCE Educação

qua, 04/10/2017 - 08:14
Tribunal de Contas de Santa Catarina abre inscrições para Fórum TCE Educação

Capacitar agentes públicos em temas relacionados à área da educação será o objetivo do “Fórum TCE Educação: A Efetividade dos Planos de Educação em Santa Catarina”, que a Corte de Contas catarinense realizará no dia 17 de outubro (terça-feira), na sua sede, em Florianópolis. O evento, que ocorrerá das 8h30 às 17 h, é voltado para secretários municipais da Educação, representantes das Associações de Municípios que atuam na área e servidores municipais do setor de orçamento público. As inscrições, limitadas, estão abertas no Portal da Instituição (www.tce.sc.gov.br), no espaço de destaques da página principal, no banner do Fórum.

“A ideia é debater a aplicação dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação, além de orientar os administradores públicos municipais a aprimorar seus mecanismos de gestão”, afirmou o auditor substituto de conselheiro Gerson dos Santos Sicca, gestor do acordo de cooperação que objetiva o monitoramento das ações do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Lei de Transparência, no âmbito do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

De acordo com os organizadores, o TCE/SC também quer colocar em prática as diretrizes definidas pela Resolução 003/2015, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A norma busca disponibilizar referencial para que os TCs aprimorem seus regulamentos, procedimentos, ferramentas e práticas voltadas ao controle externo dos recursos públicos destinados à educação.

 

Programação

Após a abertura, às 9 horas, será proferida a palestra inaugural pelo Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), advogado Rossieli Soares da Silva, sobre “As mudanças no ensino a partir da Base Nacional Comum Curricular”. Rossieli, mestrando do curso de Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora, também integra o Conselho Nacional de Educação (CNE), na Câmara de Educação Básica.

Na sequência, a Diretora de Apoio às Redes de Educação Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Renilda Peres de Lima, tratará dos “Aspectos destacados do Plano de Ações Articuladas (PAR)”.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação — programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto nº 6.094/2007 —, inaugurou um novo regime de colaboração que conciliou a atuação dos entes federados, para a melhoria dos indicadores educacionais. Foi estabelecido um compromisso com 28 diretrizes e um plano de metas para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica. Com a adesão ao Plano de Metas, estados, municípios e o Distrito Federal passaram a elaborar seus respectivos Planos de Ações Articuladas.

“A atuação do TCE/SC na fiscalização dos planos de educação” será o assunto abordado, às 14h, pelo auditor substituto de conselheiro Gerson Sicca e pelo auditor fiscal de Controle Externo, Renato Costa, coordenador do Grupo de Trabalho de Apoio à Fiscalização em Educação (Gtafe) da Instituição. Eles vão demonstrar as atividades desenvolvidas para avaliar a execução das metas dos planos de educação dos 295 municípios catarinenses e apresentar os resultados alcançados pelo projeto. 

Com o tema “Obras escolares: planejamento e gestão de contrato”, o coordenador de Controle de Obras e Serviços de Engenharia da Diretoria de Controle de Licitações e Contratações do Tribunal de Contas catarinense, Rogério Loch, irá ressaltar a importância dos municípios elaborarem o projeto básico dentro dos parâmetros previstos na Lei de Licitações (lei nº 8.666/93).

A última apresentação do evento, marcada para as 15h30, discutirá “A elaboração dos instrumentos de planejamento e de orçamento público — PPA, LDO e LOA — compatíveis com os planos de educação”. A exposição será da coordenadora de Controle de Análise e Acompanhamento da Diretoria de Controle de Contas de Governo do TCE/SC, Gissele Souza de Franceschi Nunes. A auditora fiscal de controle externo chamará a atenção para a necessidade dos instrumentos de planejamento contemplarem dotações orçamentárias e indicadores em consonância com as diretrizes, metas e estratégias do PNE (Saiba mais 1).

A realização do Fórum TCE Educação é do Tribunal de Contas de Santa Catarina. A iniciativa conta com o apoio do MEC, no âmbito do acordo de cooperação técnica celebrado entre a Atricon, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o próprio Ministério.

 

Planos Municipais de Educação

O TCE/SC disponibilizou, em seu Portal na Internet (www.tce.sc.gov.br), o resultado da avaliação da execução das metas dos planos de educação por 293 municípios catarinenses até 2016 e das suas consonâncias com o PNE (Saiba mais 2). O diagnóstico foi produzido a partir do envio de questionários, pela Corte de Contas, no último trimestre de 2016, aos responsáveis pelos controles internos de todos os executivos municipais — as unidades de Bom Jardim da Serra e Três Barras foram as únicas que não responderam.

O trabalho realizado pelo TCE/SC busca levantar dados precisos sobre o atual estágio do cumprimento da política educacional prevista no PNE para o período 2014/2024, além de contribuir para o exercício do controle social e para o aprimoramento da gestão pública.

 

Saiba mais 1: Programação

 

8h30min

Credenciamento e entrega de material aos participantes

 

 

 

9h

Solenidade de abertura oficial

 

 

 

9h15min

Palestra inaugural: As mudanças no ensino a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Rossieli Soares da Silva, Secretário de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC)

 

 

10h45min

Aspectos destacados do Plano de Ações Articuladas (PAR)

Renilda Peres de Lima, Diretora de Apoio às Redes de Educação Básica (DARE) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC)

 

 

11h30min

Espaço para perguntas sobre os assuntos expostos no período da manhã

 

 

 

12h às 14h

Intervalo para almoço

 

 

 

14h

A atuação do TCE/SC na fiscalização dos planos de educação

Gerson dos Santos Sicca, Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC)

Renato Costa, Auditor Fiscal de Controle Externo e Coordenador do Grupo de Trabalho de Apoio à Fiscalização em Educação (GTAFE) do TCE/SC

 

 

14h45min

Obras escolares: planejamento e gestão de contrato

Rogério Loch, Coordenador de Controle de Obras e Serviços de Engenharia da Diretoria de Controle de Licitações e Contratações (DLC) do TCE/SC

 

 

15h30min

A elaboração dos instrumentos de planejamento e de orçamento público – PPA, LDO e LOA – compatíveis com os planos de educação

Gissele Souza de Franceschi Nunes, Coordenadora de Controle de Análise e Acompanhamento (CAAC) da Diretoria de Controle de Contas de Governo (DCG) do TCE/SC

 

 

16h15min

Espaço para perguntas sobre os assuntos expostos no período da tarde

 

 

 

16h45min

Solenidade de encerramento oficial

 

 

 

17h

Café de encerramento

 

Saiba mais 2: Plano Nacional de Educação (PNE)

 Instituído pela Lei Federal n° 13.005/2014, estabelece as diretrizes e objetivos, além de 20 metas e 254 estratégias destinadas a universalizar a educação básica, ampliar a escolaridade média, reduzir as desigualdades, prestigiar a diversidade, valorizar os profissionais da educação e incrementar o acesso ao ensino superior, elevando os seus padrões.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques