O corpo do conselheiro aposentado e ex-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina Salomão Ribas Junior, que faleceu na noite de domingo (15/9), foi velado na manhã desta terça-feira (17), no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc). A solenidade de despedida contou com inúmeras pessoas, dentre conselheiros, conselheiros substitutos, diretores, servidores e colaboradores do TCE/SC, procuradores do Ministério Público junto ao TCE/SC, deputados, senadores, desembargadores, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, prefeitos, advogados, membros de órgãos públicos e entidades de classe e representativas da imprensa, da literatura, da cultura e da educação, além de familiares.
Ao despedir-se do amigo e antigo membro do pleno do TCE/SC, o presidente Herneus De Nadal destacou a vida e a obra de Salomão Ribas Junior. “O nosso Tribunal e o Sistema de Contas nacional devem muito a esse precursor, que procurou dar, através do seu entendimento e compreensão, uma nova forma às cortes de contas desse país”, observou.
O presidente destacou ainda a personalidade do conselheiro Ribas Junior, caracterizada “pela ponderação, pelo equilíbrio, pela sensatez, pela retidão de caráter e, sobretudo, pelo coração generoso, pela forma afável como sempre se relacionou com os colegas e com os colaboradores do Tribunal”.
Em discurso emocionado, um dos filhos do conselheiro, Ricardo André Cabral Ribas, que é auditor fiscal de controle externo do TCE/SC, apresentou a biografia do pai, enaltecendo seu caráter de honestidade e probidade. “Seguindo o legado do governador Antônio Carlos Konder Reis, em sua formação, meu pai nunca teve um senão ou qualquer coisa que manchasse sua vida pública. Pelas dezenas de funções públicas que ocupou, nunca houve uma ação judicial ou administrativa sobre sua pessoa”, ressaltou.
Ricardo também lembrou as ações desenvolvidas pelo conselheiro Salomão que modernizaram o TCE/SC, como a criação do Instituto de Contas, a implantação da informatização e dos sistemas eletrônicos, a introdução das auditorias operacionais, entre outras, além das inovações na área cultural, como a criação do Coral do TCE/SC e do Espaço Willi Zumblick.
Também se manifestaram na solenidade o deputado Mário Motta, representando a Assembleia Legislativa, e o advogado Rodrigo Valgas, como amigo da família.
Após as homenagens, foi realizada missa de corpo presente e exibido vídeo do Coral Hélio Teixeira da Rosa (do TCE/SC), interpretando “Oração de São Francisco de Assis”. "O videoclipe foi produzido originalmente para celebrar o aniversário do TCE/SC, mas, em razão do falecimento do conselheiro Salomão Ribas Junior, ele foi exibido durante a cerimônia de despedida como uma forma de homenagear o nosso ex-presidente, que fundou o coral em 2002 e sempre foi um grande entusiasta da cultura e das artes", afirmou Rogério Guilherme de Oliveira, regente-fundador e atual diretor do Coral Hélio Teixeira da Rosa.
Em seguida o corpo deixou o Palácio Barriga Verde em direção ao Cemitério Jardim da Paz, no bairro João Paulo, em Florianópolis.
Salomão Ribas Junior faleceu aos 79 anos. Ele deixou esposa, dois filhos e três netos.
Crédito da Foto: Guto Kuerten - Acom - TCE/SC
Acompanhe o TCE/SC
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies