menu

Conselho Estadual de Educação homenageia, no TCE/SC, o centenário do pintor Willy Zumblick

qui, 12/09/2013 - 14:50
Conselho Estadual de Educação homenageia, no TCE/SC, o centenário do pintor Willy Zumblick

O Conselho Estadual de Educação promove, nesta segunda-feira (16/9), às 19 horas, sessão plenária especial em homenagem ao centenário de nascimento do pintor Willy Zumblick no auditório do prédio novo do Tribunal de Contas de Santa Catarina. A indicação do tributo ao artista tubaronense foi do conselheiro José Carlos Pacheco — ex-presidente do TCE/SC—, a qual recebeu aprovação unânime dos demais membros titulares do CCE.

A programação da solenidade inclui lançamentos de revista e livro e mostra de obras do artista pertencentes ao acervo da família. Serão exibidos três documentários na plenária.

“O Cotidiano Estético de Willy Zumblick” (7 min) faz uma leitura estética da obra. O roteiro e a produção são da diretora de cultura da Unisul, campus Tubarão, professora Valdézia Pereira.

Já “Willy eterno Zumblick” (17min) narra a partir da chegada a Tubarão, em 1902, do pai do artista, Roberto Zumblick, apresentando depoimentos de amigos e familiares. A produção é dos acadêmicos do 8º semestre de Jornalismo da Unisul, campus Tubarão, coordenados pelo professor de produção de vídeo Mauro Fucilini, com apoio da Unisul TV, patrocínio Tractebel Energia e Ferrovia Tereza Cristina.

“Zumblick na Eternidade” (30 min) é produção da TV UFSC dirigida por Zeca Pires, com a assistência dos alunos do curso de Cinema Anderson Brito e Jefersson Moreira, que foi fundamentada na pesquisa do próprio cineasta e da escritora Lélia Pereira da Silva Nunes.

Lançamentos especiais

Ocorrerão ainda lançamentos de edições especiais de revista e livro no dia da plenária do conselho. Primeiro, sob uma perspectiva histórica, a Revista História Catarina destaca no editorial e na matéria de capa a arte de Willy Zumblick. Entre outros textos, traz depoimentos de personalidades de Santa Catarina que conheceram o artista, como o poeta e escritor Alcides Buss.
 
Depois, o livro “Zumblick, uma história de vida e de arte”, de Lélia Pereira da Silva, que é uma segunda edição, teve o texto e as imagens revisados e ampliados especialmente para o centenário. “Não apenas biografei, mas mostrei a importância de Zumblick para a história cultural de Santa Catarina”, comenta a escritora. “Em 1993, eu escrevi o livro que teve a seleção de fotos e a curadoria das obras feitas pelo próprio artista”. A atual edição é da Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina (IOESC) e sai com o selo do conselho. Após a solenidade de segunda-feira (16/9), volumes da edição serão distribuídos a todas as escolas públicas estaduais de Santa Catarina.

Também na programação, o editor da Revista História Catarina, Cláudio Silveira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, comenta a arte e a identidade, e a escritora Lélia Pereira, o artista Willy Zumblick.   

Mostra

A homenagem do Conselho Estadual de Educação ao centenário de Zumblick abrange a mostra de 20 telas do acervo da família, que foram selecionadas pelos filhos do artista, Raimundo e Marcus Geraldo. Estas obras vão estar expostas por oito painéis no Hall do prédio novo do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Entre paisagens e casarios, há desenhos do tempo de infância do artista de quando tinha 13 anos.

Saiba Mais 1: Zumblick

Em 26 de setembro de 1913, nasce em Tubarão (SC) o artista Willy Alfredo Zumblick, filho do imigrante alemão Roberto Zumblick e de Ida Furghesi. Em sua pintura valeu-se de grandes temas da história e da cultura de Santa Catarina, entre eles: Anita Garibaldi, A Guerra do Contestado e A Festa do Divino. Casa-se em 1937 com Célia Sá.  Juntos tiveram cinco filhos: Carlos Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus Geraldo. Em 1944, o artista faz sua primeira exposição individual fora do Estado na cidade de Porto Alegre. Ao todo foram 79 exposições.  Aposenta-se dos pincéis aos 87 anos por indicação médica. Após 68 anos de vida em comum, o artista perde a esposa em 2005.  Falece aos 94 anos em 3 de abril de 2008.

Fonte:

BEZ, Volney M.; DOS SANTOS, Valmiré R.; ROCHA, Carlos.  A Arte de Zumblick.Florianópolis/Tubarão:  V.M.Bez, V.R. dos Santos, 2005.
____Zumblick para sempre. Disponível em: < http://www.zumblick.com.br/content/zumblick/zumblick.asp>.

Saiba Mais 2: Outras solenidades
 
Em Tubarão haverá nos dias 25 e 26 de setembro, respectivamente, abertura de exposição no Museu Willy Zumblick (Centro Municipal de Cultura) e sessão solene às 19h no auditório do Espaço Integrado de Artes da universidade. A organização é da Assembleia Legislativa com a colaboração da prefeitura municipal, câmara de vereadores, Unisul e Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Serviço:

O que: Sessão Plenária Especial do Conselho Estadual de Educação em Homenagem ao Centenário do Artista Willy Zumblick
Programação: Documentários, lançamentos (revista e livro) e mostra de telas
Data/hora: Segunda-feira (16/9) às 19h
Local: Auditório do prédio novo do TCE/SC
Endereço: Esquina das ruas José da Costa Moellmann e engenheiro Newton Valente da Costa

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques