Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Fumo, que será celebrado em 31 de maio, a Divisão de Assistência à Saúde/DRH, encaminhou, na última sexta-feira (27/5), informações, via e-mail, aos servidores sobre os riscos e os efeitos nocivos provocados pelo cigarro à saúde. A ação, que integra as atividades desenvolvidas pelo Programa de Prevenção e Acompanhamento à Dependência do Álcool e outras drogas (PROTC), também contemplou a distribuição de fôlderes e panfletos, ao público interno.
O material, entregue em cada mesa dos servidores, traz frases de efeito motivador contra o cigarro. A ideia é suscitar a discussão e a reflexão sobre os benefícios de conviver em áreas 100% livres do tabagismo. Com esta ação de 2011, a Divisão de Saúde tem o objetivo, mais uma vez, de conscientizar e preservar a qualidade de vida dos funcionários do Tribunal de Contas e estimular o “fumante” a largar o vício.
O Dia Mundial Sem Fumo é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, o tema da campanha — “Três maneiras de salvar vidas” — enfatiza o trabalho desenvolvido por bombeiros e salva-vidas, associando-os ao tratado internacional para o controle do tabaco — Convenção-Quadro —, assinado por 192 países.
O consumo de cigarros, charutos e demais produtos de tabaco é um grande problema mundial de saúde pública. O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Ele provoca a morte de 6 milhões de pessoas a cada ano no mundo. No Brasil, são 200 mil mortes anuais.
Vale lembrar que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde, vinculado à Secretaria de Atenção à Saúde, responsável por desenvolver e coordenar ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.
Para mais informações sobre a Convenção-Quadro, acesse o site www.inca.gov.br.
O que é o Dia Mundial Sem Fumo?
Em 1988, a Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a resolução WHA42.19, determinando que a celebração do Dia Mundial sem Tabaco acontecesse, a cada ano, no dia 31 de maio. Desde então, anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração do Dia Mundial Sem Fumo, definindo um tema correlato ao tabagismo, que deve ser abordado pelos seus 192 países-membros com a finalidade de pôr em evidência as diferentes interfaces ou problemáticas do consumo do tabaco, e assim, engajar diferentes atores sociais no controle do tabagismo.
Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=31maio2007&link=oque.htm
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies