menu

Dia Mundial do Livro comemorado com flores no TCE

sex, 17/04/2009 - 17:58

     Nesta quinta-feira (23/04), quando se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, cada consulente que retirar um livro na Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado receberá uma rosa. A Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa se associa a iniciativa da Conferência Geral da UNESCO que escolheu o dia 23 de abril para homenagear, em âmbito mundial, o livro e seus autores. A proposta é estimular o hábito da leitura — em especial, entre os mais jovens — e o respeito à contribuição dos escritores para o progresso social e para cultura. Tanto que, para as comemorações em 2009, a UNESCO sugere que seja valorizado o vínculo entre o livro e a educação, com destaque para o papel das obras literárias no desenvolvimento de uma educação de qualidade, bem como sua relação com os direitos humanos.
     A celebração do Dia Mundial do Livro partiu da Catalunha (Espanha), onde no dia 23 de abril já é tradição ofertar uma flor para cada pessoa que compre um livro. Vale registrar que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram num 23 de abril. A escolha da data para homenagear o livro e seus autores está diretamente ligada a essa constatação.

Aquisições
     Em sintonia com outras iniciativas — de autores, editores, educadores, bibliotecários, entidades públicas e privadas e da mídia — a Biblioteca do TCE/SC aproveita a oportunidade para informar aos seus consulentes que entre o final de abril e início de maio estarão disponíveis para consulta e empréstimo cerca de 90 novos títulos. Entre os temas dessas obras, adquiridas através de processo licitatório, estão abordagens nas áreas do Direito, da Administração, Contabilidade, Legislação e, ainda, da Língua Portuguesa, como a “Reforma da Língua Portuguesa”, de José Maria M. Schlitter. 
     Outros novos títulos que passarão a integrar o acervo e que mereceram registro da Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa, diante de sua relação direta com atividade-fim do TCE, são: “Coisa julgada inconstitucional”, de Carlos Valder do Nascimento, “Contrato de Gestão”, de Gustavo Henrique Justino de Oliveira, “Controle das transparências financeiras da União”, de Guilherme Henrique de La Rocque Almeida, “Controle externo: temas polêmicos na visão do Ministério Público de Contas”, de Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira, e “Corrupção, ética e moralidade administrativa”, de Luis Manuel Fonseca Pires e outros.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques