menu

Diversidade de gerações e gestão por competência são abordadas no IV Encontro Técnico do Grupo Temático de Gestão de Pessoas

qui, 06/12/2012 - 14:50

As diferentes gerações e outras diversidades no ambiente dos tribunais de contas e o processo de gestão por competência foram os dois assuntos tratados nesta quarta-feira (5/12), no segundo e último dia do IV Encontro Técnico do Grupo Temático de Gestão de Pessoas, do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios Brasileiros, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento reuniu representantes dos setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas dos TCs do País, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e informações referentes à área de gestão de pessoas e proporcionar treinamentos práticos aos participantes. 
 

Ao apresentar o tema “Gerações e outras diversidades no ambiente de trabalho”, o agente de fiscalização financeira do TCE/SP, Alessandro Finardi, mostrou os resultados de uma pesquisa realizada no ambiente interno daquele Tribunal e que fundamentou seu trabalho de conclusão de curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas, pela USP. Para Finardi, que está lotado na Escola de Contas do Tribunal de Contas paulista, o estudo do relacionamento entre pessoas de diferentes culturas, origens e gerações dentro da organização possibilita a criação de políticas de gestão de pessoas. “O que se busca é a harmonização do ambiente interno ante as diversidades encontradas”, concluiu.
 

No período da tarde, foi abordado o tema “O processo de Gestão por Competências”, pela diretora de gestão de pessoas do TCE/MG, Leila Renault da Silva. Segundo ela, a gestão de competência é um processo de condução dos colaboradores para atingir as metas e os objetivos da organização, através de competências técnicas e comportamentais, utilizando ferramentas práticas, consistentes e objetivas, tornando possível a gestão e o desenvolvimento das pessoas com foco, critério e clareza para o atingimento da missão da instituição. 
 

A diretora do Tribunal de Contas mineiro falou ainda sobre os processos básicos que norteiam a gestão de pessoas, que permitem definir quem irá trabalhar na instituição, o que as pessoas farão na organização, como manter as pessoas trabalhando, como preparar e desenvolver as pessoas e como saber quem são e o que as pessoas fazem na organização.
 

Tanto o painel da manhã quanto o da tarde foram seguidos de uma oficina onde os participantes, em grupos, puderam trabalhar os conceitos de forma prática para avaliação do que pode servir para os demais tribunais de contas.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques