menu

Educação e desigualdade no Brasil foi tema de palestra em evento nacional em Florianópolis

qua, 10/08/2022 - 20:58
Imagem com a mediadora da mesa e uma das palestrantes na mesa. Ao fundo imagem do telão com a segunda palestrante.

“Se é preciso priorizar, que a gente faça esta triagem dos recursos para ampliar a oferta de vagas em creches e na ampliação do ensino integral”, defendeu a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo e professora do Curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas Élida Graziane Pinto ao falar sobre a aplicação de recursos na educação. Élida destacou que ordenar prioridades é o desafio na nossa democracia.

A palestra de encerramento do primeiro dia do 4º Simpósio Nacional de Educação (Sined) e do 3º Encontro de Promotores e Promotoras de Justiça da Educação contou também com a participação, de forma remota, da professora da Universidade de Brasília Catarina de Almeida Santos. Em sua explanação, ela apresentou dados sobre a desigualdade racial no mercado de trabalho em relação ao nível de escolaridade. “Não garantir acesso à educação traz consequências graves em vários aspectos sociais”, reforçou.

A mediação da palestra foi conduzida pela coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina, Darli de Amorim Zunino (notícia em áudio sobre a programação desta quarta-feira e reportagem em vídeo).

A programação do evento prossegue nesta quinta-feira (11/8) com mais quatro painéis, que irão abordar temas como planejamento, alocação de recursos e uso de dados na política de educação; acesso à educação infantil, financiamento e padrão de qualidade; principais aspectos controvertidos do Fundeb; e perspectivas para a valorização dos profissionais da educação.

Toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo canal do Tribunal de Contas, no YouTube.

Os eventos têm como objetivo estabelecer uma agenda comum entre os gestores públicos e os atores da educação e do controle público, em atenção às metas e às estratégias do Plano Nacional de Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A programação é voltada a membros e a técnicos das Cortes de Contas, dos Ministérios Públicos e dos Ministérios Públicos de Contas, a gestores da educação, a integrantes de conselhos de educação, a profissionais e a pesquisadores da educação, a prefeitos, a vereadores e a demais interessados.

 

Crédito das fotos: Guto Kuerten (Acom – TCE/SC).

 

Sonoras dos painelistas
  • Élida Graziane Pinto – procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (ouça)
  • Catarina de Almeida Santos – professora da Universidade de Brasília (ouça)
  • Darli de Amorim Zunino – coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (ouça)

 

Acompanhe o TCE/SC
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques