menu

Evento apresenta propostas de integrantes do TCE/SC para a melhoria da eficiência da Instituição com soluções inovadoras

seg, 07/08/2023 - 18:21
Foto com os organizadores do evento — servidores do Lince — e com os integrantes dos TCE/SC que apresentaram os desafios. Ao todo, há 13 pessoas, entre homens e mulheres, em pé, no palco do auditório, um ao lado do outro, enquanto olham para a foto.

Caçadores, guardiões, exploradores e relíquias. Isso te lembra alguma coisa? O filme Indiana Jones foi usado como inspiração para envolver e para chamar a atenção do público interno do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), na tarde de sexta-feira (4/8), durante a apresentação dos 10 desafios (Saiba mais 1) a serem solucionados com ações inovadoras. Todos têm os mesmos objetivos: aumentar a eficiência do Tribunal, com economia de recursos e de processos; e contribuir para a melhoria da gestão pública. 

De iniciativa dos servidores do Laboratório de Inovação do Controle Externo (Lince) — exploradores —, o evento “Caça ao Desafio Perdido” (Saiba mais 2), realizado no auditório do TCE/SC, contou com a participação de dois atores. Foi conduzido no formato de “pitch”, no qual cada proponente — caçador — teve cinco minutos para fazer a exposição do desafio a ser resolvido — relíquia —, por inovação aberta, por meio da Plataforma de Inovação Aberta do Programa LinkLab (Saiba mais 3) da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), de parcerias ou de solução interna.  

“É uma oportunidade para ‘vender a ideia’, dar transparência, demonstrar a importância e obter o engajamento dos demais servidores e o apoio institucional”, enfatizou a coordenadora do Lince, auditora fiscal de controle externo Tatiana Custódio, na abertura do evento, ao lembrar que “a inovação é um dos caminhos para busca por excelência, e esse evento representa um passo importante para nutrir a cultura de inovação em nossa Instituição”. Na plateia, estavam diretores, assessores, servidores, estagiários, terceirizados e convidados. 

 

Plataforma do LinkLab 

Na ocasião, integrantes do Comitê de Inovação (CITC) do TCE/SC — guardiões — também tiveram cinco minutos para fazer perguntas e esclarecer dúvidas. Ao falar sobre as propostas apresentadas, o assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação, Jairo Wensing, que faz parte do CITC, enalteceu a participação dos proponentes. “Estamos fomentando a criatividade para termos as invenções, mas a inovação só será concretizada quando colocarmos em prática”, salientou. “Que esta sementinha estimule outras pessoas a se exporem, para fazermos este Tribunal ainda melhor”, concluiu. 

Após as apresentações, a auditora fiscal de controle externo Márcia Roberta Graciosa, do Lince, assinalou que, das 10 propostas — a maioria apresentada por novos servidores —, 4 poderão ser selecionadas pelo CITC para inclusão na plataforma do LinkLab, nesta primeira etapa. Informou que o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de agosto e os proponentes dos 3 desafios com melhor classificação participarão da Semana de Inovação, em Brasília, nos dias 7 a 9 de novembro. “Mas isso não significa que os demais não serão incluídos, pois o contrato com a Acate foi renovado e teremos, portanto, outros 8 desafios para encaminhar”, anunciou, explicando que o CITC fará a classificação em ordem de prioridade, com base em requisitos técnicos. 

 

Inovação aberta 

Segundo a servidora Márcia, a inovação aberta tem um sentido muito mais amplo do que somente a apresentação de desafios para a plataforma do LinkLab. “Por isso, chamamos aqui os nossos parceiros do InovaGovSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina, para conhecerem os nossos desafios e formarmos novas parcerias para a solução das dores, de questões que já vêm de longa data”, disse, ao agradecer a coragem e o empenho dos proponentes e a participação do público, manifestação feita, também, pelos servidores Daniel Antunes e Giane Vanessa Fiorini.  

Ao final do evento, o público interno foi convidado a responder um quiz a respeito de inovação, com perguntas sobre inovação aberta, desafios apresentados e CITC. “Nessa jornada de desafios, cada um de nós é um explorador essencial. Juntos, inovamos, crescemos e descobrimos o futuro do nosso Tribunal de Contas, e, o mais importante, revertendo isso para a sociedade”, finalizou a coordenadora do Lince. 

 

Crédito da foto: Cristiano Estrela (Acom-TCE/SC). 

 

Saiba mais 1: Desafios e proponentes/setores 
  1. O enigma das informações perdidas: Falta de padronização e inserção de informações manuais – Daniel Oliveira (Diretoria de Contas de Governo – DGO) 

  1. A jornada do processo moroso: Fluxo processual lento e moroso que impacta a eficiência do controle externo – Geovane Cardoso (Diretoria de Contas de Gestão – DGE) 

  1. O conhecimento escondido: As escolas públicas não adotam um sistema de custos que permita isolar as despesas associadas à educação dos alunos, possibilitando o seu compartilhamento com o TCE/SC - Diogo Signor (Diretoria de Atividades Especiais – DAE) 

  1. A conquista dos horizontes científicos: Ausência de ferramentas tecnológicas que incentivem a promoção do conhecimento – Leonardo Favaretto (DGO) 

  1. A caixa de pandora da padronização: Ausência de uniformidade nos relatórios e gestão do conhecimento – Nilsom Zanatto (Diretoria de Informações Estratégicas – DIE) 

  1. O Portal da escuta: Aprovação de resolução da Ouvidoria – Paulo César Salum (Ouvidoria) 

  1. A busca do mapa da fiscalização: Ausência de metodologia para priorizar as fiscalizações do TCE/SC – Michele Arruda (Diretoria de Empresas e Entidades Congêneres – DEC) 

  1. A montanha da transparência perdida: Ausência de transparência de dados e participação do cidadão – Juliana Stramandinoli (Diretoria de Licitações e Contratações – DLC) 

  1. O segredo das informações ocultas: Ausência de compartilhamento de informações relevantes pelos auditores entre as diversas áreas de atuação – Ronald Lopes do Nascimento (DAE) 

  1. O vale das antigas metodologias: Ações de capacitação pautadas em metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem – Graziela Grando Bresolin (Instituto de Contas – Icon) 

 

Saiba mais 2: Caça ao Desafio Perdido 

O Caça do Desafio Perdido foi lançado no dia 30 de maio de 2023 para coletar problemas que impactam o dia a dia e os resultados do TCE/SC.  

O lançamento ocorreu durante o evento Conexão Lince, que teve como objetivo aproximar a equipe do Laboratório de Inovação do Controle Externo do público interno e apresentar as atividades da unidade desde a sua instituição, em 2021. 

 

Saiba mais 3: O LinkLab 

É um programa que conecta soluções de startups aos desafios internos e oportunidades de negócios de corporates — grandes empresas privadas e públicas. Dessa forma, corporates conseguem atingir seus desafios de inovação com maior rapidez, enquanto startups têm a chance de conhecer mais sobre potenciais clientes e necessidades de mercado e de validar sua entrega de valor. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

 

 

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques