menu

Evento no TCE/SC reúne profissionais da área de Gestão de Pessoas dos TCs do país

ter, 08/11/2011 - 15:20
Evento no TCE/SC reúne profissionais da área de Gestão de Pessoas dos TCs do país

O Tribunal de Contas de Santa Catarina sediou nos dias 20 e 21 de outubro o III Encontro Técnico de Gestão de Pessoas das Cortes de Contas brasileiras, em Florianópolis (SC). O evento teve por objetivo alinhar conhecimentos sobre o tema gestão de pessoas, compartilhar experiências de ações desenvolvidas nos TCs do país nessa área e ampliar a rede de contatos em busca de soluções conjuntas.

Ao abrir o III Encontro, o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, supervisor do Instituto de Contas do TCE/SC, ressaltou a importância da capacitação na área de recursos humanos para a adoção de práticas gerenciais e institucionais que estimulem o desenvolvimento de competências, e melhorem o desempenho, a motivação, a satisfação e o comprometimento dos servidores com a Instituição. Na oportunidade, Ferreira Jr. lembrou que, na Corte de Santa Catarina, a mudança de postura na área iniciou na gestão do ex-presidente Wilson Wan-Dall, com a contratação, no ano passado, do consultor Romeu Huczok para formular diagnóstico de realidade e necessidades. Com base no trabalho, em julho, na gestão do presidente Luiz Roberto Herbst, foi aprovada a Resolução nº TC 52/2011, que institui a Política de Gestão de Pessoas no Tribunal catarinense.

Segundo a coordenadora nacional do grupo temático de Gestão de Pessoas (GGP), servidora Martha Godinho Marques, do TCE/SC, o evento "foi extremamente produtivo e incentivador". Ao comparar a realidade dos Tribunais no início do programa até a realização desse evento, Martha salienta que vários TCs apresentaram satisfatória evolução no que se refere às ações de Gestão de Pessoas. "A disposição e motivação dos participantes em buscar melhorias para seus ambientes de trabalho são pontos a serem destacados, da mesma forma que as palestras com os consultores foram muito importantes para a continuidade das ações", concluiu.

Nos dois dias do encontro, foram proferidas palestras e apresentados cases por servidores de tribunais de contas, contribuindo para o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas, como exemplifica a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do TCE/SC, Rosana Sell Koerich. "As mudanças na área de gestão de pessoas que estão sendo desenvolvidas no nosso Tribunal, com o incentivo da Presidência, nos motiva a querer aprender mais e a dividir os erros e acertos com colegas de outros tribunais que já possuem alguma experiência nas práticas que pretendemos desenvolver".

A avaliação de desempenho com foco em competências, programas de preparação para a aposentadoria e de qualidade de vida foram alguns dos temas apresentados no evento, que contou com a participação de 58 servidores de 24 TCs, além de representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Ao abordar o tema avaliação de desempenho com foco em competências, o auditor do TCE do Mato Grosso, Enéas Viegas da Silva, destacou que uma instituição pública somente conseguirá níveis de excelência se colocar em prática um arrojado projeto de gestão por competências para seu corpo funcional. “Gerenciar pessoas é uma tarefa que exige investimento no conhecimento e na habilidade do colaborador, cujos resultados refletem na sua atitude dentro do empreendimento”, concluiu o auditor, citando as palavras do conselheiro Valter Albano, presidente do TCE/MT em 2010. Viegas ressaltou ainda que o processo de avaliação de desempenho com foco em competências está fundamentado na avaliação não apenas do conhecimento técnico, como também das habilidades e das atitudes relacionadas ao desempenho, e que tudo isto pode ser medido segundo critérios estabelecidos.

Na palestra sobre programas de preparação para aposentadoria, foram apresentadas duas experiências implantadas pelos Tribunais de Contas dos Estados do Rio Grande do Sul e do Amazonas. Esses programas visam proporcionar ao participante uma reflexão se o mesmo está preparado para se aposentar, considerando-se as mudanças que a saída da rotina laboral provoca na vida das pessoas.

Intitulado “Aprendendo a recomeçar”, o programa do TCE/RS foi desenvolvido a partir da experiência pessoal de uma servidora que estava em época de se aposentar e que, após seu afastamento da instituição, continuou desenvolvendo algumas atividades de caráter não permanente e de forma voluntária. A iniciativa foi aperfeiçoada e regulamentada por uma resolução, no ano de 2010, e atualmente é desenvolvida através de vários módulos, com reuniões mensais em que são realizadas palestras e atividades práticas vivenciais. O público alvo são servidores da ativa em vias de se aposentar. Inspirado na experiência da Corte gaúcha, o programa do TCE/AM, denominado PPA (Programa Preparatório para a Aposentadoria), tem os mesmos objetivos e desenvolve-se também através de reuniões mensais, abertas não apenas a servidores do próprio tribunal como também de outros órgãos públicos do Amazonas.

Outro assunto abordado no Encontro foi a qualidade de vida do servidor, relatado pelos auditores Paulo Otávio Cavalcanti e Amós Chagas Sá, que apresentaram a experiência do TCE de Pernambuco com o “TCEndo Saúde”. O programa consiste numa série de atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida e das condições laborais do servidor. Através de pesquisa interna, constatou-se que vários fatores estavam contribuindo para a baixa produtividade e motivação do corpo funcional: o estresse, a pressa, a fadiga, a depressão, a má alimentação, o sedentarismo, a falta de objetivos maiores, a falta de apoio social, as drogas. A partir daí, surgiram ações específicas, voltadas a cada situação, visando melhorar a qualidade de vida dos servidores e as condições do ambiente de trabalho.

“Gestão Estratégica de Recursos Humanos” foi o tema da palestra da consultora Cármen Cardoso. Na oportunidade, ela apresentou a Trajetória e Tendências da Gestão de Pessoas nas Organizações, Gestão de Pessoas com Foco Estratégico, Reflexão sobre os Tribunais de Contas e Desafios da Gestão Estratégica nos Tribunais de Contas. Os consultores Eduardo Seidenthal e César Paci, da Rede Ubuntu, trouxeram reflexões sobre as competências relacionadas ao EUpreendedorismo e Propósito de Vida, mobilizando bastante os participantes.

Além desses assuntos, aconteceram painéis sobre os temas: a Transição de Diretoria de Recursos Humanos para Diretoria de Gestão de Pessoas no TCE/MG, apresentado pela servidora Leila Renault da Silva; Gestão do Clima Organizacional, experiência do TCE/PR, relatada pelas servidoras Célia Maria de Souza e Adriana Heimoski; e Consultoria Interna em Gestão de Pessoas, apresentado por Renata Varanda, do TC/DF.

O III Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas foi realizado pelo TCE/SC, com o apoio do Instituto de Contas. O evento, que integrou o calendário anual do Programa de Modernização do Controle Externo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios Brasileiros (Promoex), teve a coordenação do Grupo de Gestão de Pessoas (GGP) e o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Entidades presentes ao Encontro:
TCE/AC
TCE/AM
TCE/BA
TCM/BA
TCE/CE
TCM/CE
TC/DF
TCM/GO
TCE/MA
TCE/MG
TCE/MS
TCE/MT
TCE/PA
TCE/PE
TCE/PI
TCE/PR
TCE/RJ
TCM/RJ
TCE/RO
TCE/RR
TCE/RS
TCE/SC
TCE/SP
TCE/TO
ATRICON
IRB

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques