Recentemente, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) aprovou o seu Plano de Logística Sustentável (PLS), por meio da Resolução N. TC – 270/2024, publicada no Diário Oficial eletrônico de 6 de novembro. Grande parte das ações deve ter início no primeiro semestre de 2025 e vão impactar, de alguma forma, todos os conselheiros, procuradores, servidores, colaboradores, residentes e estagiários.
No entanto, alguns setores específicos terão uma atuação mais direta na execução dessas ações. Por exemplo, na identificação dos equipamentos e unidades com maior consumo de energia estarão envolvidas a Assessoria de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget), a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a Diretoria de Administração e Finanças (DAF) e a Coordenadoria de Engenharia, Infraestrutura e Transporte (Ceit).
O Plano de Logística Sustentável é uma ferramenta de planejamento com o objetivo de promover a sustentabilidade e a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). E a sustentabilidade de uma instituição engloba não só aspectos relacionados a meio ambiente como também aspectos sociais e econômicos.
Assim, outra iniciativa prevista é a contratação de serviço de audiodescrição para os eventos do TCE/SC, que deve envolver a Diretoria de Administração e Finanças (DAF), o Instituto de Contas (Icon) e a Assessoria de Comunicação Social (Acom).
Para saber todas as iniciativas previstas e os setores que vão atuar nas tarefas, veja o Plano de Logística Sustentável 2025-2027, a partir da página 18. A publicação está disponível no site do TCE/SC.
A coordenadora da Comissão ASG (Ambiental, Social e Governança) do TCE/SC, Marina Ferraz de Miranda, destaca a importância de todos se engajarem nas ações propostas no PLS. “De uma forma ou de outra, todos serão impactados pelo Plano, pois terão que contribuir, por exemplo, para diminuir o consumo de energia elétrica, de água e a geração de resíduos sólidos, assim como incluir critérios de sustentabilidade nos pedidos de contratação de serviços e fornecimentos”, explica.
Ela também cita a realização do Censo Funcional, que vai fazer um retrato da diversidade de gênero e de raça do público interno do Tribunal, observando a alocação nos cargos e postos de trabalho. Haverá ainda algumas capacitações, dentre as quais, sobre a temática ética e integridade.
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies