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Grupo de Educação Corporativa avalia ações de 2012 e aponta prioridades para o próximo ano

ter, 04/12/2012 - 00:00
Grupo de Educação Corporativa avalia ações de 2012 e aponta prioridades para o próximo ano

Construir um plano de ação para 2013 que atenda às necessidades de capacitação apontadas pelos demais grupos temáticos do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex). Foi com esse desafio que começou, nesta segunda-feira (3/12), na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, a última reunião técnica, de 2012, do Grupo de Educação Corporativa (GEC) do Promoex.

A avaliação das atividades realizadas este ano, a entrega do relatório que consolida o diagnóstico sobre a educação corporativa nos Tribunais de Contas do País e a apresentação dos objetivos e parâmetros da pesquisa que vai levantar o perfil dos servidores das Cortes de Contas brasileiras foram temas dos debates que mobilizaram 23 líderes do GEC, durante o primeiro dia do encontro técnico, em Florianópolis. Segundo a coordenadora do Grupo, Joseane Aparecida Corrêa, que é diretora-executiva do Instituto de Contas (Icon) — unidade do Tribunal catarinense responsável por promover a política de educação corporativa —, o processo de transição que permitirá a formalização da atuação do Grupo de Educação Corporativa no Instituto Rui Barbosa — associação civil de estudos e pesquisas dos tribunais de contas —, em 2013, diante do encerramento do Promoex, também mereceu destaque na reunião que se estenderá até esta terça-feira (4/12).

A nova realidade já está sendo contemplada na definição do plano de ação do GEC, para o próximo ano. O documento terá como principal instrumento o Programa Nacional de Capacitação Compartilhada dos Tribunais de Contas, posto em debate sob a orientação da coordenadora do Grupo, no encontro realizado numa das salas de treinamento do Icon.

A avaliação do III Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas (Educorp), realizado entre os últimos dias 29 e 31 de agosto, em Curitiba, na sede do TCE/PR, o planejamento do IV Educorp — programado para agosto de 2013, na sede da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do TCE/MG, estarão na pauta desta terça-feira (4/12).

A coordenadora técnica do IRB, Marcia Barbosa Soares, também vai abordar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Instituto. Dentro desse novo ambiente, começou no dia 27 de novembro e se estenderá até esta quarta-feira (5/12), o curso-teste “Ética no Serviço Público”, para avaliação de representantes do GEC e do Grupo de Gestão de Pessoas do Promoex.

Neste segundo dia do encontro também serão discutidas as principais linhas de ação dos Projetos de Implantação do Ensino à Distância nas Unidades de Educação Corporativa dos TCs, de Construção de Plano de Capacitação Anual dessas unidades e de Compartilhamento de Sistemas de Gestão Acadêmica.

Balanço positivo
Dentre as ações prioritárias, eleitas no Plano de Ação 2012, e colocadas em prática ao longo do exercício, a coordenadora do GEC aponta as três mais importantes. “Demos prioridade para três grandes áreas: a consolidação da rede de educação corporativa, a realização do Programa Nacional de Educação Compartilhada dos TCs e a implantação de Atividades de Ensino à Distância”, registra Joseane, que faz um balanço positivo dos resultados alcançado pelo Grupo este ano. Para ela, o fortalecimento do processo de comunicação entre as unidades de educação corporativa, viabilizado pela formação da rede, permitiu a melhora do fluxo de informações de interesse comum, a troca de experiências e o compartilhamento de soluções, com a racionalização de recursos voltados à capacitação dos corpos técnicos dos 34 Tribunais de Contas do Brasil.

Uma demonstração concreta dos avanços obtidos por essa conjugação de esforços, segundo Joseane, pode ser obtida por meio da avaliação dos resultados do Programa Nacional de Educação Compartilhada 2012. Organizado pelo GEC e promovido pelo IRB, no âmbito do Promoex, o programa ofertou, numa parceria com o Instituto Serzerdello Corrêa (ISC) do Tribunal de Contas da União, cinco cursos presenciais e seis ações educacionais à distância aos servidores dos TCs brasileiros. Ao todo, foram capacitados 781 servidores, em 374 hs de carga horária, segundo dados iniciais a serem consolidados.

“O GEC centralizou o diagnóstico de necessidades, a oferta e distribuição de vagas e as respectivas inscrições, permitindo uma melhor gestão e alcance das ações educacionais”, avalia a coordenadora. Tanto que a experiência positiva já motivou a solicitação de autorização para continuidade da oferta de cursos do ISC, em 2013, conforme ofício encaminhado pelo 2º vice-presidente de Relações Institucionais do IRB, conselheiro Otávio Lessa, do TCE/AL, ao presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler.
 Com base na proposta, já está definido que serão contemplados no Programa Nacional de Educação Compartilhada, no ano que vem, quatro cursos presenciais e outros sete na modalidade à distância, oferecidos pela unidade educação corporativa do TCU.  Entre eles, já foi aprovado o curso à distância de “Auditoria Governamental”, conforme adiantaram Adriano Amorim , diretor-geral, e Benjamim Lima Junior, diretor de Desenvolvimento de Competências, do Instituto Serzedello Corrêa, na reunião técnica do GEC.

Cléo de Lima, coordenadora da Escola de Gestão Pública do TCE/PR, apresentou o resultado parcial da pesquisa que apura quantos e quais tribunais de contas dispõem de plataforma para abrigar ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A ideia é que essas Cortes possam hospedar os cursos já formatados pelo TCU para esse ambiente. A coordenadora lembrou da necessidade daqueles tribunais que ainda não se manifestaram responderem a pesquisa para que o diagnóstico espelhe a realidade.

O Projeto Contratação de Docentes também foi debatido sob a coordenação da diretora-geral da Escola de Contas e Gestão do TCE/RJ, Paula Nazareth. Apresentada, inicialmente no III Educorp, a proposta que foi aprimorada motivou a criação de um grupo de trabalho que ficará responsável pela elaboração de um manual de orientações sobre o tema, durante o encontro do GEC.

Aberta na manhã desta segunda-feira (3/12), a reunião técnica do GEC foi prestigiada pelo supervisor do Icon, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior — que na ocasião representou o presidente do TCE/SC, César Filomeno Fontes —, pela coordenadora do Corpo de Auditores, auditora substituta de conselheiro Sabrina Nunes Iocken, pelo 2º vice-presidente de Relações Institucionais, conselheiro do TCE/AL Otávio Lessa, por Marília Carvalho, assessora do conselheiro do TCE/MG Sebastião Helvécio Ramos — 3º vice-presidente de Pesquisa e Ensino do IRB —, e pelo consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Roberto Escorcio.

O encontro técnico ainda contou com a presença da representante da Superintendência Regional de Santa Catarina do Banco do Brasil (BB), Luana Becker. As parcerias — BB, Banco Mundial (BID), ENAP, ESAF — no campo das ações educacionais corporativas foram o tema abordado pela técnica do Banco.

Além de servidores do TCE/SC, participam da reunião técnica representantes do TCU, TCE/MT, TCE/PR, TCE/TO, TCE/BA, TCE/PE, TCE/MG, TCEPA, TCEPA, TCM/GO, TCEAL, TCE/RJ, TCM/CE, TCE/SP e do TCE/SE.

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