menu

Jardim, Galeria e Estante de Anita Garibaldi fazem parte da exposição alusiva aos 65 anos do TCE/SC

qua, 11/08/2021 - 18:05
Jardim, Galeria e Estante de Anita Garibaldi fazem parte da exposição alusiva aos 65 anos do TCE/SC

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) inaugurou, nesta quarta-feira (11/8), três espaços em homenagem aos 200 anos do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro — Anita Garibaldi —, a ser celebrado em 30 de agosto. O ato, conduzido pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, ocorreu em sessão especial telepresencial transmitida pelo canal do TCE/SC no Youtube. Integra a programação alusiva aos 65 anos do órgão de controle externo e foi realizado no dia do Estado de Santa Catarina. “A criação desses espaços tem como objetivo valorizar o papel histórico da heroína catarinense, que é símbolo da luta por ideais democráticos, republicanos e de justiça social, valores esses que são compartilhados pelas cortes de contas”, assinala o presidente.

O Jardim, a Galeria e a Estante de Anita Garibaldi fazem parte da exposição permanente que o TCE/SC está organizando na sede da Instituição, em Florianópolis, em função do aniversário da Corte catarinense. Sob a coordenação da Comissão Organizadora das Atividades Comemorativas, estabelecida pelas Portarias 62/2020 e 274/2020, a mostra tem a curadoria das professoras doutoras Sandra Makowiecky e Juliana Crispe Pereira. A pesquisa histórica está sendo feita pela Dra. Nelma Baldin e o projeto cenográfico vem sendo executado pelo arquiteto Marcos Carioni de Castro. 

Durante a cerimônia, foram exibidos dois vídeos para demonstrar os espaços inaugurados — um deles antecipa trechos da música “Invocação em defesa da Pátria”, de Heitor Villa Lobos, que fará parte de um clipe a ser disponibilizado no canal do TCE/SC no Youtube, no dia 30 de agosto, data do nascimento da heroína. A música tem a interpretação da soprano Cláudia Todorov e do barítono Giovane Cascaes Pacheco, com acompanhamento de piano por Eugênio Menegaz. 

Jardim de Anita

Concebido a partir de referências que remetem à trajetória de Anita Garibaldi, desde sua cidade natal, Laguna, até o local de seu falecimento, Mandriole, na comuna italiana de Ravenna, em 1849, o Jardim está localizado no térreo do bloco A do prédio do Tribunal, em um pequeno pátio interno.  

O espaço conta com a intervenção das artistas plásticas Monique Cavalcanti e Tuane Ferreira, que aplicaram, na parede do fundo, um mural grafitado, cujo tema é a estátua equestre de Mario Rutelli, localizada na colina Gianicolo, em Roma, que retrata a fuga da heroína durante a Revolução Farroupilha. Os mosaicos bizantinos de Ravenna são outras referências destacadas em mandalas. O projeto paisagístico foi executado pelo escritório das arquitetas Gabriela Messinger e Sabrina Machado. 

Localizada ao lado do Jardim, a Galeria é composta por 10 reproduções de imagens de artistas de diversas nacionalidades, como italiana, alemã e brasileira. As obras foram selecionadas pelas curadoras da exposição como um convite ao público para reviver os tempos heroicos de Anita (Vídeo). 

Galeria de Anita   Galeria de Anita

Já a Estante foi colocada na Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa, que fica no bloco A da sede do TCE/SC. O acervo é composto por obras em português — por enquanto, são 41 livros, 25 artigos e 1 gravação de vídeo — sobre a vida e os feitos de Anita, a sua trajetória ao lado de Giuseppe Garibaldi e os atos de bravura da lagunense durante as batalhas que enfrentou. No Brasil, ela lutou contra a monarquia na campanha da Revolução Farroupilha, e, no Uruguai, pela independência e soberania daquele país; e se envolveu diretamente nos conflitos durante o processo de unificação da República da Itália (Vídeo).   

Estante de Anita

Heroína de dois mundos, Aninha do Bentão, estrela da tempestade, guerrilheira, amante da liberdade foram algumas expressões utilizadas pelos autores para descrever Ana Maria de Jesus Ribeiro. A primeira referência literária à heroína surge nas memórias de seu marido italiano, que contou ao amigo Alexandre Dumas suas peripécias guerreiras nas fileiras gaúchas da Revolução Farroupilha. Garibaldi, no final de 1860, revelou como a conheceu, o quanto foi feliz ao lado dessa “outra flor do Brasil”, por quem chorou durante toda a sua vida, desde o falecimento da “doce mãe” de seus filhos. 

“O cenário conservador do século XIX, arredio a comportamentos femininos que extrapolassem o ambiente doméstico, não impediu que Anita seguisse seus ímpetos, como se observa nas memórias do marido, sublinhados pelos biógrafos da heroína”, comenta o servidor Rogério Guilherme de Oliveira, integrante da comissão organizadora das atividades em função dos 65 anos do TCE/SC. “Ela representa a mulher brasileira em sua essência: mãe, guerreira, corajosa, heroína de seu mundo, defensora dos ideais republicanos e de justiça social”, enfatiza. 

Honrarias 

O evento contou, ainda, com a entrega da “Honraria Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina” à presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar, aos presidentes e ex-presidentes do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiros Joaquim Alves de Castro Neto (TCM/GO) e Edilson de Sousa Silva (TCE/RO), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiros Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE/PB) e Valdecir Fernandes Pascoal (TCE/PE), e do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiros Ivan Lelis Bonilha (TCE/PR) e Sebastião Helvecio Ramos de Castro (TCE/MG), e aos presidentes da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), conselheiro Thiers Vianna Montebello (TCM/RJ) — que não pôde participar por motivo de saúde — e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas, procuradora de Contas de Santa Catarina (CNPGC), Cibelly Farias. 

Tais personalidades tiveram atuação destacada em serviços prestados ao Sistema de Controle Público brasileiro, ao combate à corrupção e ao aprimoramento das relações institucionais. Instituída pela Resolução 27/2008, a homenagem é composta pelas réplicas, em miniatura, da “Estátua de Anita Garibaldi” e do quadro “Proclamação da República Juliana” (Saiba mais). Junto, é concedido um diploma. 

Na ocasião, também foram veiculados os clipes das músicas “Saudades de Laguna”, de Pedro Raimundo, e “Anita Guerreira, heroína da Pátria Brasileira”, composta pelo servidor Rogério Guilherme de Oliveira, do TCE/SC. 

Clipe Saudades de Laguna Clipe Anita Guerreira

Presenças 

Entre as autoridades presentes no ambiente virtual, destaque para os homenageados com a honraria, os integrantes do Corpo Deliberativo da Corte catarinense, os chefes e representantes dos Poderes e do Ministério Público do Estado e de prefeituras de Santa Catarina, os conselheiros de outros tribunais de contas do Brasil, além do presidente da Associação Nacional Italiana Giuseppe Garibaldi, Francesco Garibaldi-Hibbert, trineto de Anita Garibaldi, da diretora de ensino do Consulado Geral da Itália, em São Paulo, Monica Faggionato, da cônsul-geral do Uruguai, em Florianópolis, Tamara Guridi, e do diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adílcio Cadorin. 

Pela Corte catarinense, estavam os conselheiros Luiz Roberto Herbst, César Filomeno Fontes, Luiz Eduardo Cherem, José Nei Ascari, os conselheiros-substitutos Cleber Muniz Gavi, Gerson dos Santos Sicca e Sabrina Nunes Iocken, o conselheiro aposentado Otávio Gilson dos Santos e servidores ativos e inativos. O presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edson Lemos, representou o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva. Participaram o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Roesler, e o procurador-geral do Ministério Público, promotor de Justiça Fernando da Silva Comin.  

De outros TCs, assistiram à sessão os presidentes Otávio Lessa de Geraldo Santos e Joaquim Washington Luiz de Oliveira, dos TCEs de Alagoas e do Maranhão, respectivamente, o representante do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Bernardo Fellows, e o secretário do Tribunal de Contas da União em Santa Catarina, Waldemir Paulino Paschoiotto. 

A cerimônia ainda foi prestigiada pelo procurador Aderson Flores, do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, pelos prefeitos de Ponte Alta do Norte, Ari Alves Wolinger — que representou a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) —, de Tubarão, Joares Ponticelli, e de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Junior. O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, professor Augusto César Zeferino, membros da Comissão Estadual Organizadora das Atividades Comemorativas do bicentenário, integrantes de órgãos e de entidades públicas e privadas envolvidas nas celebrações, outros prefeitos, vereadores, secretários de Estado e cidadãos em geral também acompanharam a transmissão. 

 

Crédito das fotos: Douglas Santos (ACOM – TCE/SC). 

 

Saiba mais: a estátua e o quadro 

A estátua de Anita Garibaldi, em sua forma original, foi inaugurada em 29 de julho de 1964, e está localizada na Praça da República, no Centro Histórico de Laguna. 
O quadro “Proclamação da República Juliana” é datado de 1956 e sua peça original faz parte do acervo do Museu Anita Garibaldi, de Laguna. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 99188-2308  
Facebook: TribunalDeContasSC  

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC