menu

Conselheiro Luiz Eduardo Cherem assume presidência do TCE/SC

qua, 15/02/2017 - 16:58

TCE Informa

(Ouça a matéria em áudio)

(apresentador)
Em sessão especial do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), realizada nesta quarta-feira (1º), em Florianópolis, foram empossados os conselheiros Luiz Eduardo Cherem, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e Wilson Wan-Dall nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral do órgão, respectivamente, para o biênio 2017-2018. A sessão foi aberta pelo então presidente, conselheiro Luiz Roberto Herbst, que aproveitou para agradecer os colegas de Plenário, procuradores do Ministério Público de Contas e servidores. Fez também um agradecimento especial a órgãos e poderes parceiros do tribunal. E destacou o atual momento do país e de Santa Catarina.

(conselheiro Herbst)
Tenho a agradecer a oportunidade de ter novamente presidido esse Tribunal de Contas. O Tribunal não está imune a conturbada conjuntura política econômica/social. Os impactos são visíveis e geram limitações. Mesmo diante desse quadro, esse tribunal segue sua missão de velar pela regular e eficiente utilização dos recursos públicos. E reimplantando mecanismo para agilização dos trabalhos e dar maior efetividade no controle externo.

(apresentador)
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Aderson Flores, enalteceu a trajetória de Cherem na administração pública.

(procurador)
Eu tenho a certeza e a convicção, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, que vossa excelência reúne todas as qualidades necessárias não apenas para enfrentar os desafios que se apresentam às Cortes de Contas. Mas especialmente para coordenar, presidir o colegiado neste momento tão especial. Isso fica muito nítido pela sua trajetória na administração pública, tendo exercido o cargo de secretário de Estado da Saúde por um longo período de tempo. Além de sua experiência na administração pública municipal, como prefeito de Balneário Camboriú, vice-prefeito e secretário municipal de diversas pastas daquele município. A nossa convivência já demonstrou que o conselheiro reúne as qualidades humanas necessárias para o exercício para a presidência desse tribunal.

(apresentador)
O conselheiro Júlio Garcia, que já foi presidente do TCE/SC, falou em nome dos colegas. A exemplo do procurador Aderson, lembrou a capacidade do novo presidente. E enfatizou a modernização no processo de julgamentos dos processos.

(conselheiro Júlio)
A fiscalização tem que ser eficiente. Precisa ser rápida. E, na medida do possível, preventiva. Não nos é dado o direito de ficar julgando processos há mais de décadas em tramitação. Devemos rever nossos procedimentos. Aprimorá-los. Dotá-los de tecnologia. Para cumprirmos ainda melhor o nosso papel. E corresponder à expectativa da sociedade que nos paga. 

(apresentador)
Já empossado, o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, pediu união de todos os setores do TCE/SC para a missão do órgão.

(presidente)
É com grande responsabilidade que eu assumo o desafio de presidir o Tribunal de Contas. Gratidão pelo confiança depositada por meus pares e atenção para com os desafios que o momento político e econômico do país impõe a todos, principalmente aos órgãos de controle. Quero que durante essa nossa gestão, o tribunal enfrente esses desafios. Que seja duro com a desonestidade. Que defenda com afinco a ordem jurídica, mas que seja também um tribunal justo.  Somos fiscais, e não parceiros dos jurisdicionados. Mas a justiça é uma balança, não uma espada. Legalidade, razoabilidade não se chocam, se completam. Por isso, há de se separar o joio do trigo. O desvio de verba da mera irregularidade. Do milhão, do tostão.

(apresentador)
O conselheiro Cherem explicou como o Tribunal de Contas deve agir.

(presidente)
Pensar estrategicamente. Agir seletivamente. Fiscalizar. Responder as consultas. Orientar. Informar. Corrigir. Ouvir e julgar. E, se necessário, sancionar.

(apresentador)
Várias autoridades prestigiaram a posse dos dirigentes do TCE/SC, entre eles, o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni, que representou o governador Raimundo Colombo.

(TCE Informou)

Tempo: 04’35’’

Áudio
Posse_0_0.mp3 (8.42 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques