OUÇA
VINHETA TCE INFORMA
Locutor: TCE/SC suspende contrato de pavimentação superior a R$ 8 milhões em município do Sul do Estado.
Locutor: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) suspendeu, por medida cautelar, um contrato de R$ 8 milhões 480 mil reais firmado pela Prefeitura de Sombrio, no sul catarinense, para obras de pavimentação com lajotas sextavadas e em concreto asfáltico em diversas ruas do município.
A decisão foi tomada após a identificação de possíveis inconsistências na licitação que deu origem à contratação. Segundo o TCE/SC, o edital foi publicado com atraso no Portal Nacional de Contratações Públicas, somente depois do encerramento do prazo para entrega das propostas, o que comprometeu a publicidade e a competitividade do certame. Apenas uma empresa participou da disputa.
O relatório técnico do Tribunal também apontou falhas na fase preparatória, como ausência de documentos obrigatórios no portal oficial, problemas na composição do orçamento e inconsistências no estudo técnico preliminar, que apresentava um valor estimado muito inferior ao montante final contratado.
Diante dessas divergências, o conselheiro relator Luiz Eduardo Cherem determinou a suspensão imediata do contrato e a conversão do caso em processo específico para aprofundar a apuração das possíveis irregularidades.
A Prefeitura de Sombrio e a empresa contratada foram chamadas a prestar esclarecimentos no prazo de 30 dias. O Tribunal também exigiu a comprovação do cumprimento da medida cautelar em até cinco dias, sob pena de sanções.
Para o TCE/SC, a continuidade do contrato, diante dos indícios apontados, representaria risco de prejuízo aos cofres públicos e afronta às normas da nova Lei de Licitações.
VINHETA TCE INFORMOU
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies