menu

Presidente do Tribunal de Contas confirma realização do Ciclo de Estudos no ano que vem

qui, 22/08/2013 - 18:40

Presidente do Tribunal de Contas confirma realização do Ciclo de Estudos no ano que vem

 

(TCE Informa)

 

(apresentador)

Em entrevista à reportagem da Rádio TCE/SC, o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Salomão Ribas Junior, destacou que o período eleitoral do ano que vem não será empecilho para a realização de mais uma edição do Ciclo de Estudos, evento que tem o objetivo de capacitar gestores públicos municipais. Apesar de reconhecer as limitações impostas no período, o conselheiro enfatizou a importância do treinamento.

 

(presidente)

Você tem que fazer em ano de eleição que as coisas continuem funcionando normalmente. Isso é da essência da democracia. Temos uma tendência de considerar que em período eleitoral tudo é mais difícil. Provavelmente é mais difícil, mas tem que ser feito. Então, nós não deixaremos de fazer o ciclo no ano que vem, mesmo sendo um período eleitoral. Vamos ver se não coincide com a fase mais aguda da campanha eleitoral. Mas, vamos realizar.

 

(repórter)

Este ano, o XV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal foi realizado em 13 etapas regionais, abrangendo os 295 municípios catarinenses. No total, foram capacitados 3.427 agentes públicos.

 

(apresentador)

Contadores, controladores internos e técnicos dos setores de recursos humanos e licitações e obras das prefeituras e câmaras de vereadores foram o público-alvo das três oficinas técnicas oferecidas pela programação, nas áreas de contabilidade e controle interno, pessoal, e licitações, obras e serviços. O presidente do TCE/SC comemorou os resultados.

 

(presidente)

Esse ano nós tivemos uma participação bastante expressiva. E tratamos de alguns temas como transparência, gestão de pessoas, a nova contabilidade pública num clima de muito debate, de muita participação dos gestores municipais, principalmente técnicos das prefeituras. Então, foi um evento, sem dúvida nenhuma, exitoso.

 

(repórter)

O XV Ciclo de Estudos teve a parceria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e das Associações de Municípios. O conselheiro Ribas Jr. afirma que o Tribunal está avaliando o evento, através do processamento dos questionários respondidos pelos gestores públicos municipais capacitados.

 

(presidente)

Nós precisamos saber se o processo de comunicação foi bom. Se o que transmitimos foi bem compreendido. E se não deixamos lacunas nesse processo de capacitação e treinamento. Isso é uma avaliação que temos que fazer com base em questionários respondidos pelos próprios administrados e com base na avaliação tanto da área de comunicação quanto da área técnica do Tribunal de Contas. É o que nós vamos fazer agora nessa fase.

 

(apresentador)

A exemplo das edições anteriores, o objetivo foi contribuir para a melhoria dos resultados da gestão municipal e dos serviços públicos oferecidos à população, por meio da capacitação e de um diálogo mais direto entre quem fiscaliza as contas públicas e quem tem o dever de investir bem o dinheiro que a sociedade entrega aos governos na forma de impostos. O presidente do TCE/SC destaca o formato do Ciclo, com oficinas temáticas paralelas.

 

(presidente)

Eu acho interessante essa fórmula, ela até permite uma concentração maior, um foco mais tranquilo sobre determinados temas. O que me preocupa é que essa separação deixa uma parte dos participantes desinformada do que se tratou. Eu estou com três salas distintas, trabalhando num ciclo como esse, eu tenho três públicos diferentes. Eu tenho três palestrantes diferentes ao mesmo tempo. Então, isso é uma coisa que nós temos que avaliar como é que vamos fazer para que haja um processo de interação maior. Não é fácil. Não tenho uma fórmula mágica para isso. O grande grupo, as sessões plenárias com todo mundo não se revelaram boas. Elas se revelaram deficientes. Daí a razão dessa separação por salas, por oficinas específicas. Mas, mesmo assim, não existe um modelo perfeito.   Então, nós vamos fazer uma nova avaliação para verificar qual o que dá menos problema. De repente, vamos sair até com um sistema misto.

 

(apresentador)

O TCE/SC editou um livro-texto que traz o resumo de todas as orientações que foram repassadas durante o XV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. Além de ser entregue aos participantes, o material está disponível no site da Instituição www.tce.sc.gov.br.

 

(TCE Informou)

 

Tempo:04’33’’

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques