menu

TCE/SC passa a integrar a Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo

seg, 09/09/2013 - 15:33

TCE/SC passa a integrar a Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo

 

(TCE Informa)

 

(apresentador)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina passou a fazer parte da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo. O objetivo do sistema é estimular o intercâmbio entre os tribunais, destacando práticas que visam melhorar a eficiência e eficácia das atividades de fiscalização.

 

(repórter)

O TCE/SC assinou no mês passado dois acordos de cooperação técnica com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e com o Instituto Rui Barbosa (IRB). A cooperação se dará por um intercâmbio de dados entres os tribunais de contas e de conhecimentos na realização de trabalhos conjuntos. É o que informa o presidente do Tribunal, conselheiro Salomão Ribas Junior.

 

(presidente)

Os tribunais de contas, em geral, têm um trabalho contínuo e de constante aperfeiçoamento na área de fiscalização e controle. Nessa área de fiscalização e controle avultam as questões relativas à licitação. O importante é agora tentarmos construir, através da cooperação e integração de todos os tribunais de contas, sob a égide da Atricon (Associações dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) e do Instituto Rui Barbosa, um sistema que leve em conta o que de bom e de importante e eficiente que cada tribunal realiza.

 

(apresentador)

De acordo com o conselheiro Ribas Jr., a cooperação entre os tribunais de contas pode contribuir para a criação do cadastro nacional de fornecedores.

 

(presidente)

Vamos de novo para uma velha luta do cadastro nacional de fornecedores tipicamente inadimplentes ou inidôneos. Isso é uma coisa muito importante a ser conhecida. Porque há uma migração conhecida no Brasil. Sujeito comete uma série de ilegalidades aqui no Sul do Brasil e quando você vê, ele não está mais aqui. Ele está no Nordeste. Hoje é fácil você fazer isso. Está no Norte do país, no Centro-Oeste. Então, esse cadastro nacional, além de permitir esses esforços coletivos de aperfeiçoamento, vai proteger o fiscal e o fiscalizado desses maus fornecedores.   

 

(repórter)

Um dos acordos assinados trata da adesão ao Sistema de Avaliação de Qualidade e Agilidade do Controle Externo. São parâmetros de atuação estabelecidos em regulamentação da Atricon, que busca a excelência na área.

 

(apresentador)

Estão entre esses parâmetros a adoção do Código de Ética, agilidade do Controle Externo, Planejamento Estratégico como ferramenta indispensável de gestão.

 

(repórter)

Também fazem parte dos parâmetros a Política de Gestão de Pessoas, Escola de Contas e Normas de Auditoria Governamental.

 

(apresentador)

Segundo a Atricon, 25 tribunais de contas já aderiram ao Sistema de Avaliação, cujos resultados serão apresentados durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas, que será realizado em dezembro, em Vitória, Espírito Santo.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 02’50’’

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques