menu

Projeto-Piloto de automatização agiliza análise dos processos de aposentadorias no TCE/SC

sex, 18/10/2019 - 07:36

(OUÇA)

 

LOCUTOR: Um projeto-piloto iniciado em maio deste ano utilizando ferramentas de tecnologia da informação e de inteligência artificial está dando mais celeridade e otimizando os processos de aposentadoria de servidores do Estado que tramitam no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Na primeira fase a automatização havia agilizado 292 processos. A segunda fase do projeto, que iniciou recentemente, já possibilitou o registro de 700 novos processos de aposentadoria. 

Todos os atos de aposentadoria que estão sendo analisados pelo novo sistema são oriundos da Secretaria de Estado da Educação (SED), que detém o maior percentual de processos entre as unidades ligadas à estrutura administrativa de Santa Catarina. A meta do TCE/SC é automatizar e finalizar todos os processos da área de educação até o final deste ano. Outra meta é estender a automatização dos processos da mesma área para os servidores dos municípios até o fim de 2020. 

Uma comissão formada por técnicos das diretorias de Atos de Pessoal (DAP) e de Tecnologia da Informação (DTI) é responsável pela avaliação dos processos de aposentadoria que representam a maior parte dos processos que tramitam na Corte de Contas. A diretora da DAP, Ana Paula Machado da Costa, dá um exemplo de como a automatização está agilizando a análise e os registros de aposentadorias.

(Sonora Ana Paula Machado da Costa)

Hoje ainda, fora da automatização, a análise é feita de forma individual por cada ato de aposentadoria e cada ato de pensão por morte. Com a automatização, ela propicia a análise em bloco de vários atos de aposentadoria em um único processo de aposentadoria. A segunda etapa do projeto consistiu em 700 atos de aposentadoria, reunidos em 7 processos, cada processo reuniu 100 atos de aposentadoria. Isso representa a produção mensal dos técnicos da diretoria que trabalham com as aposentadorias e pensões por morte. 

LOCUTOR: O objetivo do Tribunal de Contas (TCE/SC) é que em breve todo o sistema de automatização seja pleno. O projeto-piloto, que faz parte das ações previstas pelo TCE Educação, é coordenado pelo conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca. Segundo o conselheiro, a utilização de ferramentas tecnológicas vai permitir que os auditores do Tribunal possam se dedicar mais ao controle e à fiscalização da aplicação dos recursos públicos. 

(Sonora Gerson Sicca)

É uma ação muito importante do projeto TCE Educação porque ela garante a agilidade na análise das aposentadorias da área da educação. Hoje nós temos mais de 60% dos processos do Tribunal relacionados a esses registros de aposentadoria, sendo que grande parte é da área da educação, consumindo grande parte das horas de trabalho dos nossos técnicos. Com a automatização, ou seja, a inteligência artificial sendo usada, nós vamos liberar nossos técnicos para trabalhar na fiscalização dos pontos mais relevantes da educação, principalmente a regularidade da despesa pública e a qualidade do serviço prestado ao nosso aluno.   

 

TCE Informou

Tempo: 3’20’’

 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.brNotíciasRádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

Instagram: tce_sc

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques