menu

Presidente do TCE/SC determina prioridade para auditoria operacional relacionada à Lagoa do Peri, em Florianópolis

qui, 17/09/2020 - 17:03

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

Locutor: Uma auditoria operacional deve ser realizada em Florianópolis para averiguar o risco de a Bacia Hidrográfica da Lagoa do Peri entrar em colapso no abastecimento de água. A determinação para o procedimento é do presidente do TCE, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. A auditoria também deve avaliar riscos ambientais que podem levar a consequências irreparáveis ao ecossistema e à população.

Em seu despacho, o presidente Adircélio destacou que, diante da relevância social e da gravidade dos fatos, a apuração de supostas irregularidades por parte do TCE/SC deve ser com celeridade e efetividade no processo, visando o alcance de um resultado positivo. O assunto foi direcionado para a Diretoria Geral de Controle Externo, para que adote as medidas necessárias para a realização da auditoria.

O trabalho deve fazer uma avaliação sistêmica de gestão, controle e fiscalização na Bacia Hidrográfica da Lagoa do Peri, bem como a aplicação de penalidades, determinações e recomendações ao órgão gestor. A realização da auditoria atende a um pedido do Ministério Público de Contas (MPC). A relatoria do processo ficará a cargo do conselheiro César Filomeno Fontes.

A Lagoa do Peri é um dos principais pontos de preservação natural de Florianópolis e serve de captação para o abastecimento de água para os moradores dos bairros do Sul da Ilha, praias do Leste e Lagoa da Conceição. Um relatório feito pela UFSC apresentou os riscos ambientais provocados pela estiagem na Bacia da Lagoa do Peri.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 01’55”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques