menu

Estudo do TCE/SC sugere medidas para ampliar imunização e garantir a segunda dose contra a Covid-19

seg, 02/08/2021 - 13:57

VINHETA TCE INFORMA 
 
 
(OUÇA
 
 
LOCUTOR:  Um esforço maior na busca ativa por quem está atrasado na segunda dose da vacina contra a Covid-19, além de campanhas de convocação de pessoas utilizando-se todos os meios possíveis de chamamento. Esse é o entendimento da área técnica do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para que a campanha de vacinação alcance índices positivos mais rapidamente.

A sugestão foi encaminhada aos 295 municípios catarinenses com base no levantamento realizado pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE), do TCE/SC, que apresentou um raio-X sobre o desempenho de Santa Catarina na campanha de vacinação contra a Covid-19.

No Brasil, há cerca de 3,5 milhões de pessoas que estão atrasadas com a segunda dose das vacinas, 1,2 milhão só de idosos acima de 70 anos. Nos Estados Unidos, onde a vacinação está mais avançada que em nosso país e atingiu 49,1% da população vacinada com a segunda dose, 99,7% das novas internações hospitalares ocorrem entre as pessoas que não foram vacinadas ou não completaram a imunização.

A Diretoria de Atividades Especiais (DAE) da Corte de Contas relaciona o sucesso do combate ao vírus à vacinação e ao incentivo que as administrações públicas darão ao comparecimento da população para o recebimento da segunda dose dos medicamentos, condição essencial para efetivar a imunização. A exceção é a vacina da Janssen, que requer apenas uma aplicação.

Para a diretora da DAE, Monique Portella, as informações sobre a vacinação são cristalinas no que diz respeito à redução do número de contaminados e, principalmente, da diminuição do número de pessoas que apresentam sintomas graves e acabam tendo de ser internadas.

Além de embasar a importância da imunização completa e de comprovar, a partir dos dados levantados, de que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são eficientes, o levantamento do Tribunal de Contas também concluiu que ainda são altos os índices de contaminação no país e em Santa Catarina.

Há necessidade de medidas restritivas para controlar o contágio, como isolamento e distanciamento social, uso de máscara, lavagem das mãos e uso de álcool 70%. Por último, há carências na infraestrutura para a vacinação, falta de insumos, como agulhas e seringas e é preciso aprimorar os mecanismos de informação do sistema.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 02’49”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC