menu

Em seu aniversário de 67 anos, TCE/SC homenageia 11 personalidades com a Medalha do Mérito

qui, 08/12/2022 - 14:28

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

Locutor:  O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizou na tarde de quarta-feira, dia 7, uma sessão especial para comemorar os 67 anos da Instituição e homenagear 11 personalidades que contribuíram para a criação e o desenvolvimento da Corte de Contas. Elas receberam a Medalha do Mérito do Tribunal de Contas. Na mesma cerimônia foi inaugurada a exposição permanente que conta a história do Tribunal.

O evento, que foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TCE/SC, contou com a presença de diversas autoridades no auditório principal da Corte de Contas, em Florianópolis.

O TCE/SC foi criado em 4 de novembro de 1955 como órgão responsável pela fiscalização e controle da administração financeira e orçamentária do Estado e dos municípios catarinenses.

Em 1950, o governador da época, Aderbal Ramos da Silva encaminhou o projeto para a Assembleia Legislativa. Após 5 anos de tramitação, o parlamento aprovou a matéria, que foi sancionada pelo então governador, Irineu Bornhausen. O Tribunal de Contas de Santa Catarina dedica-se há 67 anos à sua missão essencial que é controlar e contribuir para o aprimoramento da gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade catarinense.

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, destacou a importância da comemoração do aniversário e das homenagens.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira)
Com certeza, uma data especial para nossa instituição, mais um aniversário nosso, o sexagésimo sétimo, e acho que é um momento de nós reverenciamos aqueles que, de algum modo, deram contribuição para a criação, para instituição, para o aprimoramento da Corte de Contas catarinense. Então, foi um momento oportuno para fazermos esse resgate histórico.

Locutor: O presidente Adircélio ressaltou que a sessão especial foi um momento marcante para fechar positivamente as ações do TCE/SC em 2022.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira)
Sim, também é um momento propício para isso. Afinal de contas, quando falamos em resgatar a memória, não é só memória passada, mas até resgatar e fazer referência ao presente. Estamos aproveitando essa oportunidade para inaugurar nossa exposição permanente, que conta a história da nossa instituição desde suas origens, enfim, remodelamos o nosso espaço cultural William Zumblick. Enfim, são várias iniciativas que eu penso que caminham ao encontro do que você falou que é justamente fechar com chave de ouro mais um ano exitoso para atuação institucional do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Locutor: O vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, enalteceu a lista de homenageados que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade catarinense.

(Sonora Herneus De Nadal)
São homens públicos de bem, das várias esferas, judiciário, vida pública, que recebem uma homenagem por conta dos serviços prestados. Junto com a população, eles conseguiram implementar e fomentar melhores condições para o povo que vive em Santa Catarina. Então, uma homenagem justa, merecida e o Tribunal de Contas presta nesse momento então esse destaque e esse incentivo para que muitos e muitos possam continuar nessa esteira trabalhando, levando em frente, adiante as aspirações de nosso Estado e os projetos que o povo catarinense tem.

Locutor: O governador Carlos Moisés da Silva participou da solenidade e falou sobre a comemoração e a iniciativa do TCE/SC.

(Sonora Carlos Moisés da Silva)
Muito importante nós estarmos aqui hoje prestigiando esse momento, também a comemoração do aniversário aqui da Corte de Contas no seu papel constitucional de bem cuidar, de bem conduzir os interesses públicos, do emprego do dinheiro público. O nosso governo destaca-se também na possibilidade de aprovar as contas sem nenhuma ressalva o ano passado, que para nós foi um coroamento do nosso trabalho. Então, na sua missão importante de bem acompanhar os órgãos de execução orçamentária tenho certeza de que esse momento é um momento ímpar em que o Tribunal também homenageia as pessoas e os grandes parceiros na sua atividade.

Locutor: Três personalidades foram condecoradas in memoriam. A Medalha do Mérito para o ex-governador Aderbal Ramos da Silva foi recebida pela filha dele, a empresária Silvia Hoepcke da Silva, das mãos do vice-presidente do TCE, conselheiro Herneus De Nadal. Aderbal Ramos governou Santa Catarina entre os anos de 1947 e 1951.

A medalha para o ex-governador Irineu Bornhausen, que comandou o Estado entre 1951 e 1956 foi recebida pelo neto dele, o ex-deputado Paulo Roberto Bornhausen e entregue pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

Também foi agraciado com a Medalha do Mérito do TCE in memoriam o ex-deputado Braz Joaquim Alves, que presidiu a Assembleia Legislativa entre 1955 e 1956, quando o Tribunal foi criado. A comenda foi recebida pelo filho dele, Braz Joaquim Alves Júnior, que agradeceu a lembrança.

(Sonora Braz Joaquim Alves Júnior)
Quero agradecer em meu nome, em nome dos meus irmãos, Adilson, Lizete, Maria Isabel e Carlos José, a homenagem que este tribunal faz ao meu pai in memoriam. Muito obrigado pela homenagem mais uma vez. A gente fica até lisonjeado ao saber que tanto tempo depois a memória do meu pai ainda é lembrada. Muito obrigado.

Locutor: Outras personalidades estaduais e federais também foram agraciadas com a comenda do Tribunal de Contas. Receberam a Medalha do Mérito, os desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Ricardo Teixeira do Valle Pereira e Victor Luiz dos Santos Laus. Outra autoridade federal homenageada é o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi. Ele vai receber a Medalha do Mérito na semana que vem, em Florianópolis.

Entre as autoridades que representam órgãos e instituições de Santa Catarina, o TCE destacou para receber a Medalha do Mérito, o desembargador João Henrique Blasi, presidente do Tribunal de Justiça, que agradeceu a homenagem.

(Sonora João Henrique Blasi)
Eu fico sumamente agradecido por essa homenagem, isso prova em primeiro lugar a boa relação interinstitucional que existe em Santa Catarina entre os vários órgãos, aqui no caso um relacionamento sempre foi muito bom, muito proveitoso e muito republicano entre o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas. Por isso, ser aqui homenageado neste momento quando o tribunal completa mais um aniversário de bons serviços prestados à causa de Santa Catarina na aferição das contas da probidade administrativa, é algo muito importante e deve ser festejado e eu me sinto, como diz, gratificado por participar deste evento

Locutor: Ainda do Tribunal de Justiça, o desembargador Ricardo Roesler, que já foi presidente daquela Corte, foi agraciado. Outro ex-presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador aposentado Rodrigo Tolentino de Carvalho Colaço, igualmente recebeu a Medalha do Mérito do TCE.

O Ministério Público de Santa Catarina também fez parte das homenagens do Tribunal de Contas. O ex-procurador-geral de Justiça Sandro José Neis, e o atual procurador-geral, Fernando da Silva Comin, foram condecorados com a Medalha do Mérito. Fernando Comin enalteceu a parceria do TCE com as demais instituições.

(Sonora Fernando da Silva Comin)
A nossa parceria do Ministério Público com o Tribunal de Contas no Estado de Santa Catarina foi uma das mais importantes parcerias que o Ministério Público teve ao longo dos últimos três anos e meio. Nós conseguimos construir inúmeros projetos que impactam positivamente não só no controle externo da administração pública, mas na vida das pessoas. Por exemplo, o acompanhamento do desempenho do Sistema Único de Saúde aqui no estado de Santa Catarina. Uma série de projetos de análise de dados sociais a partir da atuação do Ministério Público e do Tribunal de Contas, que demonstram a importância desses dois órgãos de controle na vida das pessoas. Então eu só tenho a agradecer por essa parceria em nome da minha instituição, do Ministério Público, não só o presidente Adircélio, mas todos os conselheiros, todos os servidores do Tribunal de Contas, do Ministério Público de Contas porque são instituições parceiras próximas do Ministério Público e que fazem a diferença na vida das pessoas.

Locutor: Durante a cerimônia de comemoração do aniversário, o TCE/SC inaugurou a exposição permanente denominada Corte de Contas de Santa Catarina: origens e trajetória de mais de 6 décadas de existência.

Para contar a história e mostrar a atuação do Tribunal, foram utilizados textos, áudios, vídeos e imagens em 300 metros quadrados de painéis com plotagem, em equipamentos de rádio e de televisão, em quadros e em banners que estampam as paredes e diversos espaços do piso térreo da sede do tribunal. Também foi reconstituído um ambiente típico de trabalho do final da década de 1950.

A coordenadora da comissão responsável por desenvolver esse trabalho é a chefe de gabinete da presidência da Corte, Juliana Francisconi Cardoso, que explica como a exposição foi concebida.

(Sonora Juliana Francisconi Cardoso)
A exposição foi organizada com muito cuidado com o objetivo de contar para a sociedade catarinense e também para a sociedade brasileira a trajetória de criação do nosso tribunal, assim como também a trajetória de desenvolvimento de todas as suas atividades. Nós desenvolvemos um trabalho extenso e profundo de pesquisa histórica. Procuramos abordar também aspectos relacionados à história do controle antes mesmo da criação do nosso tribunal, que aconteceu em 1955, e tentamos contar nessa exposição a trajetória do desenvolvimento do Tribunal, e também projetar a nossa expectativa de futuro para o controle externo em Santa Catarina.

Locutor: Esta e outras exposições culturais e históricas podem ser visitadas no prédio do Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis, de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 7 da noite. O TCE também disponibiliza visitas guiadas, que podem ser feitas de terça a sexta-feira das duas da tarde às 6 da tarde. Para as visitas guiadas é preciso fazer agendamento pelo telefone 48 3221-3956.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 11’03”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques