menu

Escola de Salto Veloso é referência no Ensino Médio Integral

qui, 19/01/2023 - 13:46

VINHETA TCE INFORMA  

(OUÇA) 

Locutor: Em 2022 o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCESC) viajou pelo Estado para mostrar escolas que são referência em boas práticas na educação.

Quando se fala em educação, o cenário nem sempre é animador. Mesmo assim, algumas escolas de Santa Catarina se sobressaem positivamente. Em comum, elas têm o comprometimento com o ensino, e isso faz toda a diferença para quem frequenta as salas de aula.

O Tribunal visitou escolas que se destacam na condução do Ensino Médio Integral, do Corpo Docente, da Proficiência, da Inovação e da Sustentabilidade. O trabalho realizado nas cidades de Anchieta, Salto Veloso, Brusque, Joinville e Florianópolis gerou uma série de 5 reportagens denominada “Educação que dá Certo”.

Nesta reportagem vamos destacar a Escola de Educação Básica Cecília Vivan, de Salto Veloso, que é referência no atendimento do ensino médio integral. Localizado a 420 quilômetros de Florianópolis, Salto Veloso tem cerca de 5 mil habitantes.

O horário do almoço dos 85 alunos do ensino médio é animado com música e atividades de lazer. Um retrato de uma turma feliz, mas atenta aos estudos. A grade curricular é mesclada com atividades teatrais que fazem uma releitura de antigos filósofos. A arte se mistura a outras disciplinas.

As aulas de biologia contribuem para que eles entendam as transformações do próprio corpo. As atividades paralelas para uma turma na faixa etária de 15 a 17 anos, em período integral tem bons motivos. Quem conta é a diretora da escola, Jane Pasin Ribeiro.

(Sonora Jane Pasin Ribeiro)

Uma coisa que desafiava muito a gente era assim, é ter aluno aqui o dia inteiro, porque você também tem que fazer com que isso seja proveitoso e também sadio aqui dentro. E devagarinho a indisciplina foi diminuindo, as relações foram melhorando, os professores estavam mais felizes em trabalhar, os alunos mais tranquilos, as famílias mais bem aceitas, mas começa nos educadores, é nos educadores que a gente começa a fazer educação.

Locutor: Um ambiente especial da escola foi reservado para trabalhar o autoconhecimento dos alunos. O fortalecimento das raízes, a história de cada um, os conflitos. A diretora justifica essa atividade.

(Sonora Jane Pasin Ribeiro)

A partir do momento que ele conhece ele, que ele se entende pertencente a um lugar, ele consegue com mais facilidade descobrir onde é o lugar dele, qual a vocação dele.

Locutor: Algumas aulas aproximam os alunos do mercado de trabalho e passam a projetar futuras profissões. A aluna Marcieli Pessoa, de 17 anos, está um passo à frente.

(Sonora Marcieli Pessoa)

As aulas de empreendedorismo e educação fiscal ajudaram na parte de entender qual profissão eu gostaria de seguir. Bom, eu sempre gostei de tudo que envolve comunicação, tanto que eu gosto muito de cantar, dançar e transmitir isso através da arte, porém eu gosto muito de usar a voz. E eu comecei, tem cinco anos numa rádio local aqui de Salto Veloso, como radialista. E para mim era só o emprego do fim de semana, gostava, mas não imaginava que ia levar isso como profissão. Porém, com a ajuda dos professores, eu consegui entender o que eu queria e o professor me ajudou com um estágio numa rádio maior aqui de Santa Catarina, uma cidade vizinha, e eu entrei não como locutora, e sim, como estagiária no jornalismo. Isso mudou totalmente a minha ideia, a minha visão do que era a profissão e eu me encantei totalmente por isso. Meus amigos me ajudaram muito e desde então estou trabalhando como locutora e repórter de Salto Veloso, com dezessete anos, tudo com a ajuda dessa escola maravilhosa que me incentiva todos os dias a continuar.

Locutor: Outro aluno que vai buscar a área da comunicação é Guilherme Ribeiro, de 17 anos.

(Sonora Guilherme Ribeiro)

Quero trabalhar com digital, trabalhar com internet que eu acho melhor para mim, e isso me ajudou muito com as aulas de empreendedorismo bastante, porque a gente tem como incentiva as aulas também, não é só, não é só descobrir sua profissão, é ter incentivo no caso. Porque você pode ser pequeno ou você pode ser quem for, você pode ir crescer e se tornar empresa grande, ser feliz como se quiser ser, do jeito que se quiser ser, independentemente de você ser pequeno ou não.

Locutor: A partir daí fica mais fácil enxergar o futuro. Outra disciplina que tem ajudado os alunos nessa fase é a de “Projeto de vida”. Por meio de trocas de experiências com profissionais que já estão no mercado de trabalho, os alunos da escola Cecília Vivan já começam a definir o que realmente querem para si. É o caso da aluna Júlia De Bartiani, de 17 anos, que optou pelo mundo da fotografia.

(Sonora Júlia De Bartiani)

Bom, essas aulas acrescentaram muita coisa porque a gente tem os projetos das profissões e a gente traz bastante profissional aqui. Isso ajuda muito todo mundo até a gente ter uma noção do que a gente quer ser, ter uma noção do

que a gente quer ter na vida, né. E isso me ajudou muito porque fotografia até o ano passado era uma coisa bem incerta para mim, eu sempre tratei isso como um hobby. Até então eu nunca imaginei que ia virar minha profissão, que esse ano eu ia começar a trabalhar com isso, e foi através aqui da escola e das aulas que eu desenvolvi isso dentro de mim, me conhecendo para saber o que eu realmente queria ser, que é a fotografia.

Locutor: São histórias assim que motivam quem faz a educação. A diretora Jane Ribeiro cresceu na escola Cecília Vivan e hoje se orgulha do trabalho realizado.

(Sonora Jane Ribeiro)

Um dia eu fui aluna dessa escola. Hoje eu sou gestora dela. Eu acho que é um jeito de agradecer os meus e fazer também a minha vida valer a pena. É quando a gente olha para todos eles e vê cada um se descobrindo. Cada um achando o seu lugar no mundo. E que os filhos dessa terra possam contribuir também com ela e com todos os lugares para onde eles forem, esse é o nosso objetivo maior.

Locutor: A Escola de Educação Básica Cecília Vivan, de Salto Veloso, é um exemplo no ensino médio integral. Uma prova que as boas práticas na educação geram bons resultados. Você pode acompanhar a série Educação que dá certo no canal do YouTube do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

VINHETA TCE INFORNOU

 Tempo:  06'55"

 

Acompanhe o TCE/SC 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques