menu

TCE/SC forma brigada de incêndio e faz simulação nesta quarta-feira

ter, 07/02/2023 - 15:47

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em conjunto com o Corpo de Bombeiros, vai realizar nesta quarta-feira, dia 8, uma simulação de um incêndio na sede da Instituição. Após o exercício, haverá a cerimônia de formatura da turma da Brigada de Incêndio da Corte de Contas, formada por servidores e por colaboradores treinados para atuar nas situações de fogo e de emergência.

A operação prevê a desocupação total do espaço físico da Corte de Contas, como se realmente estivesse acontecendo um incêndio.  Todo o complexo é composto por 3 blocos: um com 16 andares e dois com quatro andares cada, onde trabalham cerca de 500 servidores.

O treinamento inicia com o acionamento do alarme de incêndio e o abandono das dependências do prédio. Nesse instante, policiais militares irão fechar com cones os acessos à rua Engenheiro Newton Valente da Costa.

Seguindo orientação dos brigadistas, todas as pessoas que estiverem dentro do Tribunal deverão deixar o local e se deslocar para a calçada em frente ao TCE/SC. A descida dos andares deve ser feita pelas escadas, uma vez que os elevadores vão estar desligados.

Além da desocupação do prédio, a ação simulará salvamento de pessoa com queimadura, com retirada da vítima por helicóptero; atendimento e remoção de vítima de queda em escada e fratura de membro inferior; atendimento e retirada de vítima por sistema de cordas ou escada mecânica; combate a princípio de incêndio; e retirada de vítima apresentando mal súbito.

Segundo o Subtenente do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Jacymir Santos de Oliveira, que também faz o acompanhamento da Assessoria Militar do Tribunal de Contas e vai coordenar essa atividade, a simulação de incêndio está prevista em lei.

(Sonora Jacymir Santos de Oliveira)
O simulado, na verdade, é uma exigência da lei de segurança contra incêndio para todas as brigadas de incêndio ativas. É com este simulado que qualificamos, que verificamos as necessidades e as melhorias de sistemas de prevenção contra incêndio e temos o real tempo de abandono da edificação por todos os seus ocupantes. Então, ele é um simulado imprescindível para que a brigada seja certificada de maneira correta.

Locutor: O curso de formação da Brigada de Incêndio teve um total de 48 horas/aula com etapas teóricas e práticas sobre combate a incêndio, e capacitou 24 voluntários, sendo 12 servidores e 12 colaboradores terceirizados. 

Os brigadistas também passaram por treinamentos de atendimento pré-hospitalar com uso de equipamentos de imobilização e de desfibriladores cardíacos. Foram 10 dias de curso entre os dias 14 e 24 de novembro do ano passado.

Sob orientação dos bombeiros, os brigadistas foram até a cidade de Laguna, na região sul de Santa Catarina, onde aprenderam como manusear extintores, lançar mangueiras para montar as linhas de combate de incêndio, e sobre a utilização correta dos equipamentos de proteção individual, os EPIs.

O objetivo da formação da Brigada de Incêndio é adequar o TCE/SC à lei de segurança contra incêndio, formando uma brigada com qualidade, de nível avançado, com educação continuada e comprometida com a vida humana e o patrimônio do Tribunal.

Algumas atribuições da brigada são a identificação dos perigos e dos riscos existentes, a inspeção periódica dos equipamentos e de combate a incêndio e das rotas de fuga dos 3 blocos do Tribunal. Para isso, o Subtenente Jacymir explica que o grupo vai manter reuniões periódicas.

(Sonora Jacymir Santos de Oliveira)
Nossa brigada será atuante, então, teremos encontros semanais e mensais para mantermos uma educação continuada para que tenhamos a eficiência na atividade e possamos alcançar a eficácia, tanto na prevenção, na atuação contra o combate a incêndio, mas também nos atendimentos pré-hospitalares a qual eles também foram qualificados.

Locutor: O Subtenente também destacou a iniciativa do TCE/SC perante os demais órgãos públicos nesse trabalho de prevenção de incêndios.

(Sonora Jacymir Santos de Oliveira)
O Tribunal de Contas aqui do Estado, ele é um dos, senão o único por enquanto, que tem o habite-se e o alvará de funcionamento anual aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Acredito que seremos os impulsionadores para que os outros órgãos corram de maneira efetiva para que possuam também a mesma qualificação e consigam se adequar à lei de segurança contra incêndio.

Locutor: Na opinião do Subtenente Jacymir de Oliveira, a tragédia da boate Kiss que completou 10 anos no dia 27 de janeiro, forçou a mudança na legislação, dando mais poder aos bombeiros na atividade de prevenção e principalmente na fiscalização da segurança das edificações.

(Sonora Jacymir Santos de Oliveira)
Com certeza, a tragédia teve uma comoção nacional, o que abriu portas para aprovação de uma lei federal que dá então aos corpos de bombeiros de todo o país o poder de polícia administrativa. Com essa ferramenta legal então, os corpos de bombeiros conseguem dar uma fiscalização mais efetiva, fazendo com que o público alvo da fiscalização, então se adeque de maneira mais assertiva e com a celeridade que a demanda exige que tenhamos a segurança para as pessoas que frequentam esses ambientes.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 05’50”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques