menu

Tribunal de Contas dá posse em Sessão Especial ao conselheiro Aderson Flores

sex, 12/05/2023 - 15:43

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

Locutor: Uma sessão especial realizada no auditório principal do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis, marcou a posse de Aderson Flores como conselheiro do TCE/SC na tarde desta quinta-feira, dia 11.

Acompanhada por mais de 250 pessoas, e transmitida pelo canal do YouTube do TCE/SC, a cerimônia foi prestigiada por representantes de todos os poderes constituídos do Estado. 

Durante a solenidade houve a exibição de um vídeo em homenagem ao novo conselheiro, com depoimentos do pai, da esposa, dos filhos, do presidente do TCE/SC e dos procuradores do Ministério Público de Contas (MPTC/SC), além de colegas de infância e de trabalho.

No discurso de posse, Aderson Flores afirmou que vai trabalhar em conjunto com os demais conselheiros, agregando a experiência adquirida, conhecimento técnico, humanismo, humildade e diplomacia, sem deixar de lado o rigor quando isso for necessário.

(Sonora Aderson Flores)
Aumenta a minha responsabilidade e o meu objetivo como conselheiro é contribuir para as ações do Tribunal de Contas de Santa Catarina, atuar em conjunto com os meus pares, com os demais conselheiros e procurar desenvolver ações que reflitam no sucesso do Tribunal de Contas de Santa Catarina e no aprimoramento da gestão pública em Santa Catarina. Estou no serviço público desde 1993, desejo continuar sendo um bom servidor público, agora num outro patamar, no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, e sempre defendendo princípios e valores, defendendo os direitos fundamentais, defendendo o interesse público.

Locutor: O conselheiro Aderson Flores foi indicado pelo Governador Jorginho Mello e teve o nome aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa (Alesc), para assumir a vaga reservada para membro do Ministério Público de Contas (MPTC/SC), após a aposentadoria compulsória por idade do conselheiro César Fontes, que também era oriundo daquela instituição.

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Herneus de Nadal, desejou total êxito nessa nova missão do conselheiro Aderson Flores.

(Sonora Herneus De Nadal)
É um evento extremamente importante. Todos nós temos uma grande missão, a missão de fazer com que as entregas para a sociedade se revistam das condições a atender as expectativas da população. O conselheiro Aderson, homem experiente, vivido, com passagem por vários espaços profissionais no nosso Estado, passagem pela academia, um homem preparado, vai se somar a todos nós para que possamos fazer o melhor possível no controle externo para a sociedade catarinense.

Locutor: O vice-presidente do TCE/SC, conselheiro José Nei Ascari, falou sobre o conhecimento técnico do novo conselheiro.

(Sonora José Nei Ascari)
O doutor Aderson é alguém já muito experimentado, conhece muito do trabalho do Tribunal de Contas, conhece muito da gestão pública catarinense, vai contribuir de maneira muito importante, significativa para os trabalhos, sobretudo do plenário, levando em conta a sua grande capacidade. Ganho em qualidade muito, tenho certeza do nosso plenário, e é um momento de celebração o que nós estamos vivenciando nesta quinta-feira.

Locutor: O corregedor-geral do Tribunal, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, destacou que o controle externo ganha um importante reforço com a chegada do novo conselheiro.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)
Acho que é um momento especial para a nossa Corte de Contas, não é todo dia que temos a chegada do novo membro do nosso colegiado e a chegada do conselheiro Aderson Flores em substituição ao conselheiro César Fontes, vem para contribuir para a manutenção das atividades da casa, para oxigenação, enfim, para que a instituição possa continuar a exercer da melhor forma a sua atividade. O conselheiro Aderson Flores, com extenso currículo, tem muito a contribuir nesse processo.

Locutor: A solenidade de posse foi prestigiada pelo procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, que representou o Poder Executivo; pelo deputado Napoleão Bernardes, representando o Poder Legislativo; pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJSC), João Henrique Blasi; pelos procuradores-gerais do Ministério Público estadual (MPSC), Fábio de Souza Trajano, e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTC/SC), Diogo Roberto Ringenberg; além do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Pelo TCE/SC, também estavam presentes o supervisor do Instituto de Contas, conselheiro Luiz Roberto Herbst, o supervisor da Ouvidoria, conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, o conselheiro Luiz Eduardo Cherem, os conselheiros aposentados César Filomeno Fontes e Otávio Gilson dos Santos, e os conselheiros substitutos Cleber Muniz Gavi e Sabrina nunes Iocken.

Locutor: O procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Diogo Ringenberg, destacou a participação da instituição no processo de fiscalização das contas públicas.

(Sonora Diogo Roberto Ringenberg)
Quando a Constituição previu a participação de membros do Ministério Público em órgãos colegiados chamados tribunais, ela quer o que com isso? Ela quer que pessoas com visões um pouco distintas, um pouco diferentes, possam dar as suas contribuições, levando novas perspectivas àquele colegiado. Doutor Aderson Flores, então, passa a atuar agora como conselheiro, não mais como procurador de contas, e vai dar as contribuições necessárias para o desempenho e para o atingimento das metas finalísticas do Tribunal de Contas.

Locutor: O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), desembargador João Henrique Blasi, falou sobre a renovação no colegiado do Tribunal de Contas.

(Sonora João Henrique Blasi)
Eu vejo com muita alegria essa renovação que ocorre nas instituições. Isso é importante. É gente nova que vem com vontade, com garra, para continuar a desenvolver o papel fundamental do Tribunal de Contas do Estado como fiscal, como controlador externo da administração pública em geral no Estado de Santa Catarina.

Locutor: O deputado estadual Napoleão Bernardes, enalteceu o trabalho realizado pelo TCE/SC e também enfatizou a importância da renovação nos órgãos de controle.

(Sonora Napoleão Bernardes)
E não há dúvida, que o Ministério Público de Contas, que agora passa a ter um novo representante no Conselho, doutor Aderson, vai permitir incrementar cada vez mais esse importante trabalho que o Tribunal de Contas faz e o Tribunal de Contas de Santa Catarina de excelência que é, é um exemplo, uma referência para todo o Brasil e essa renovação, ela é importante no sentido de valorizar o passado, mas vislumbrar em relação ao futuro novos passos importantes em relação à consolidação dessas políticas públicas de promoção da transparência.

Locutor: O conselheiro aposentado do Tribunal de Contas, Otávio Gilson dos Santos, que presidiu a instituição de 2005 a 2007, falou no equilíbrio do colegiado que toma decisões importantes que impactam o cotidiano da sociedade catarinense.

(Sonora Otávio Gilson dos Santos)
Sem dúvida nenhuma, essa medida que foi aprovada há muito tempo já, da participação do Ministério Público, dá o equilíbrio, e o equilíbrio é muito importante para o julgamento das contas de Santa Catarina, dos municípios catarinenses. Eu queria cumprimentar o Aderson. Ele tem todas as condições plenas de exercer a sua função como conselheiro, com garbo, com responsabilidade e, acima de tudo, com conhecimento.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 07’22”
 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques