(OUÇA)
VINHETA TCE INFORMA
LOCUTOR: O conselheiro Herneus De Nadal foi reconduzido ao cargo de presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para o biênio 2025-2027. A sessão especial de posse foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 11, na sede da Instituição, em Florianópolis.
Na oportunidade, tomaram posse, além do presidente Herneus, o vice-presidente, conselheiro José Nei Ascari, e o corregedor-geral, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, para mais dois anos de mandato. Todos foram reeleitos na sessão extraordinária de 25 de setembro de 2024.
A cerimônia foi transmitida pelo canal do TCE/SC no YouTube e prestigiada por centenas de pessoas, entre elas, o governador Jorginho Mello, o presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), deputado Júlio Garcia, o presidente do Tribunal de Justiça (TJSC), desembargador Francisco José de Oliveira Neto, o procurador-geral de Justiça em exercício, Durval da Silva Amorim, o procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTC/SC) em exercício, Diogo Roberto Ringenberg e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva.
Também fizeram parte da solenidade, ex-governadores, membros de Tribunais de Contas de diversos Estados e do próprio TCE catarinense.
Em seu pronunciamento, o presidente Herneus De Nadal, destacou que o cidadão catarinense é o foco do trabalho do controle externo, que deve ser atendido pelas políticas públicas.
Sonora Herneus De Nadal
Ao ser reconduzido para mais um mandato, sinto-me profundamente grato e ainda mais comprometido com os valores que norteiam a nossa Instituição. O cidadão é o foco de nossas ações. Trabalhamos para atender às suas necessidades, garantindo através do controle externo que os recursos públicos sejam aplicados para melhorar a qualidade de vida. O nosso propósito a cada auditoria, a cada fiscalização, a cada relatório produzido, tem como finalidade última o atendimento às necessidades mais elementares do cidadão, nosso maior destinatário e o credor. Os vulneráveis, invisíveis, desassistidos, são mais os dependentes das políticas públicas de Estado.
LOCUTOR: Herneus De Nadal também falou sobre a harmonia entre os poderes e a dinâmica de atuação do Tribunal de Contas em favor da boa governança pública.
Sonora Herneus De Nadal
Renovamos a disposição do permanente diálogo institucional. O novo paradigma do controle defendido pelo tribunal da governança pública catarinense é de uma atuação mais próxima dos fatos e das pessoas. A atuação se dará, portanto, em duas frentes, uma preventiva e outra de fiscalização, uma não se sobrepõe à outra, não se conflitam, ao contrário, elas se equilibram e são complementares. A consolidação desse novo olhar do controle externo, mais assertivo, dialógico, sem deixar de ser fiscalizatório e concomitante é um caminho sem volta.
LOCUTOR: O governador Jorginho Mello ressaltou a atuação do Tribunal de Contas como uma instituição que busca a orientação dos administradores públicos sobre as exigências da legislação e do controle dos gastos públicos.
Sonora Jorginho Mello
Eu estabeleci por regra, sempre que tenho alguma coisa difícil de resolver em Santa Catarina, que mexe com estrutura, que mexe com órgãos, eu sempre convidei os presidentes de poderes para que a gente possa se encontrar, discutir e acertar juntos e o Tribunal de Contas nunca me negou orientação, participação, como o Tribunal de Justiça, como o Ministério Público, como a Assembleia Legislativa, nos momentos que nós mais precisamos de apoio. Então, os senhores têm feito isso com muita propriedade, orientando e encaminhando para que não faça absolutamente nada de errado.
LOCUTOR: O presidente Atricon, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, conselheiro Edilson de Sousa Silva, destacou a boa gestão do Tribunal de Contas nos últimos anos.
Sonora Edilson de Sousa Silva
Eu acho que é o coroamento da primeira gestão que o presidente Herneus encerra e toma posse neste momento. Coroamento porque foi uma gestão exitosa que deu continuidade a gestão do conselheiro Adircélio, e que foi aprovada pelos seus membros, a unanimidade que o reconduziu. Isso por si justifica o momento desse festivo, e mais, ganha a sociedade catarinense, porque tem sob a liderança do presidente Herneus e todos os conselheiros, membros do Ministério Público e auditores e auditoras aqui, um tribunal da governança altamente comprometido com a qualidade de vida do povo catarinense, com a efetividade das políticas públicas.
LOCUTOR: O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco José de Oliveira Neto, ressaltou a parceria do Poder Judiciário com o Tribunal de Contas e o serviço prestado pelo TCE/SC à sociedade catarinense.
Sonora Francisco José de Oliveira Neto
Sempre um momento de uma nova gestão é o momento de definição de novos desafios, de avaliação do que foi feito, e é isso que acontece hoje aqui no Tribunal de Contas. Novos desafios que surgem, novas parcerias com o nosso Tribunal de Justiça. Nós temos uma série de projetos em andamento dentro daquele espaço de atuação do Tribunal de Contas consolidado, que não é só a questão do auxílio na gestão, na questão da fiscalização também na destinação dos recursos e procurando melhorar a forma como o serviço público no geral é prestado. Um importante auxílio a todos os órgãos públicos, todas as entidades públicas, aos entes federativos, especialmente os municípios que encontram aqui no Tribunal de Contas, orientação segura e a ajuda efetiva de como melhor atender os recursos públicos.
LOCUTOR: A sessão especial de posse dos conselheiros Herneus De Nadal, José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, para o biênio 2025-2027, à frente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) contou com a apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e com a exibição de um vídeo sobre a gestão 2023-2025, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Contas.
O Hino Nacional e o Hino de Santa Catarina foram interpretados pelo Coral Hélio Teixeira da Rosa, do TCE/SC, sob a regência do maestro Giovani Pacheco, acompanhado da pianista Cláudia Todorov.
A solenidade foi encerrada com as músicas “Nas manhãs do sul do mundo”, cantada pelo servidor Rogério Guilherme de Oliveira, e “Aquarela do Brasil” e “Canta Brasil”, com Cláudia Todorov e Giovani Pacheco.
VINHETA TCE INFORMOU
Tempo: 7’26”
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies