Está em andamento na Diretoria de Atividades Especiais (DAE), do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC, uma auditoria operacional que avalia a aplicação de políticas públicas sobre os moradores em situação de rua em 13 municípios do Estado. Segundo apuração da área técnica do Tribunal e do Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 75% da população em situação de rua em Santa Catarina estão concentrados nesses municípios.
..................
(OUÇA)
Abre trilha
Locutor/Clemir: Olá amigos, este episódio do podcast Isso é da Sua Conta trata de um assunto delicado e que tem provocado cada dia mais discussões em Santa Catarina e nas maiores cidades brasileiras: o aumento exponencial da população em situação de rua.
Locutor/Nyrlene: Dados do Cadastro Único, o CadÚnico, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, revela que em Santa Catarina o número de pessoas que moram na rua aumentou quatro vezes entre 2016 e 2023, passando de 1.774 para 8.824 neste período. No país, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o mesmo grupo populacional aumentou 211%, entre 2012 e 2022.
Locutor/Clemir: O levantamento do CadÚnico, demonstra ainda que são cerca de 236.400 pessoas em situação de rua, ou seja, 1 em cada 1.000 pessoas vivendo nessa condição no país. Em Santa Catarina, 75% da população em situação de rua está concentrada em 13 municípios: Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages, Palhoça, São José e Tubarão.
Locutor/Nyrlene: Como forma de buscar um diagnóstico preciso sobre as pessoas em situação de rua e a aplicação das políticas públicas nesses municípios, o Tribunal de Contas de Santa Catarina, iniciou no ano passado, por determinação do conselheiro-corregedor, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, uma auditoria operacional que está sendo realizada pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE).
Locutor/Clemir: O relatório final da auditoria ainda depende de um conjunto de informações que devem ser remetidas pelos municípios, mesmo assim, as informações obtidas até agora têm sido compartilhadas com a sociedade.
Locutor/Nyrlene: Vamos saber mais sobre esse tema com o repórter Edy Serpa, que conversa agora com um dos auditores do TCE Catarinense que está integrando a equipe da auditoria operacional. Olá, Edy!
Troca trilha
Roda Entrevista
Troca trilha
Locutor/Clemir: Obrigado Edy! Lembrando que é muito importante que as prefeituras remetam ao Tribunal de Contas as informações solicitadas pela equipe de auditoria, para que o diagnóstico sobre a população em situação de rua no estado reflita a realidade de cada cidade e do estado.
Locutor/Nyrlene: O podcast Isso É da Sua Conta fica por aqui. Obrigada pela companhia e até nosso próximo episódio. Até logo!
Fecha trilha
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies