LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa (TCE/SC), apresentou na COP 30, em Belém do Pará, dois relatórios sobre a situação climática no Estado e na capital, Florianópolis.
Os dados coletados no mês de junho, revelam que, embora Santa Catarina esteja em um estágio considerado bom em ações climáticas, a capital enfrenta sérios desafios.
Os auditores avaliaram governança, políticas públicas e financiamento. Santa Catarina obteve 72 pontos em governança, mas apenas 53 em políticas públicas, com destaque negativo para estratégias de mitigação, que tiveram apenas 11 pontos. A situação de financiamento também é preocupante, com 52 pontos, destacando a necessidade de mais recursos para enfrentar as mudanças climáticas.
Florianópolis, por outro lado, registrou uma pontuação baixa em todos os eixos, com apenas 31 pontos em governança e 11 pontos em financiamento. As inundações e deslizamentos são as principais vulnerabilidades da capital.
O TCE/SC recomenda que o governo identifique populações vulneráveis, finalize o Plano Estadual de Mitigação e busque novas fontes de recursos financeiros para projetos climáticos.
Esses levantamentos são essenciais para promover o controle social e melhorar as políticas públicas, garantindo um futuro melhor para todos.
VINHETA TCE INFORMOU
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies