menu

Representantes do TCE/SC apresentam palestra na Semana de Transparência e Integridade Time Brasil SC-2022

qui, 08/12/2022 - 17:29
Banner com fundo azul mostra fotos dos palestrantes Luiz Alexandre Steinbach e Marina Ferraz de Miranda inseridas em telas de laptop à esquerda da imagem. À direita, há uma lupa que amplia parte da inscrição “Semana de Transparência e Integridade Time Brasil – 2022”. Na parte inferior do banner, em uma barra branca com detalhes em verde e amarelo no canto direito, estão o logo do Time Brasil 2022 e do TCE/SC

"Um dos principais objetivos do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para 2023 é aprofundar o diagnóstico que iniciamos sobre ações na área de ASG para que a instituição possa criar um programa de logística sustentável que nos permita avançar, ser referência e ajudar jurisdicionados a seguirem essa linha de tratar dos aspectos ambientais, sociais e de governança. Nossa responsabilidade é muito maior do que a de uma empresa." A declaração foi dada, na tarde desta quinta-feira (8/12), pela coordenadora da Comissão ASG (Ambiental, Social e Governança) do TCE/SC, Marina Ferraz de Miranda.

A advogada foi uma das palestrantes do Tribunal na Semana de Transparência e Integridade Time Brasil SC-2022, programa da Controladoria-Geral da União que promove o aprimoramento da gestão pública, por meio da transparência, da integridade e da participação social. Em Santa Catarina, participam o TCE/SC, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e as prefeituras de Biguaçu, Blumenau, Formosa do Sul, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Navegantes e Pomerode.

Durante sua apresentação, Marina Miranda, que é especialista em compliance e gestão de risco, relatou ações que o Tribunal já desenvolve e que servirão para a estruturação do Programa de Logística Sustentável, em formatação.

"Há uma infinidade de temas que pode ser abordada dentro da pauta ASG. A lógica hoje é que as empresas não gerem apenas lucro, mas investimentos sustentáveis, de impacto, muito além do retorno financeiro. Quando a gente fala de administração pública, a missão é ainda maior. Não basta cumprir com a nossa atividade-fim, no caso do TCE/SC, o controle dos recursos. A gente precisa ir além, gerar impacto positivo. Tudo tem de ser pensado olhando para o retorno social", disse.

Para o auditor fiscal de controle externo Luiz Alexandre Steinbach, que dividiu com Marina a palestra "Integridade e Agenda Ambiental, Social e Governança", o TCE/SC passou por uma mudança de cultura na qual todos os servidores hoje estão envolvidos com as questões relacionadas à integridade. "O Tribunal implantou o programa em 2020 e hoje é reconhecido por ele", afirmou.

Na sua apresentação, ele lembrou que, nesta sexta-feira (9/12), é celebrado o Dia Internacional de Combate à Corrupção e que o tema é um dos que envolvem a agenda ASG. "Muitas vezes, o corrupto não se dá conta de que o dano que ele causa também o atinge, como um buraco não resolvido na estrada pela qual ele dirige, a falta de medicamentos que ele possa vir a precisar, mais criminalidade etc.", citou Steinbach.

Acompanhe o TCE/SC:
www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC