O Tribunal de Contas de Santa Catarina marcou presença no II Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas, realizado entre os dias 10 e 12 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). Participaram do evento, que teve como tema “A educação corporativa no contexto externo: desafios e perspectivas”, o supervisor e a diretora-executiva do Instituto de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior e Joseane Aparecida Corrêa, respectivamente, a auditora Sabrina Nunes Iocken, além da auditora fiscal de controle externo, também do Icon, Iamara Cristina Grossi Oliveira.
O encontro reuniu conselheiros, auditores, servidores e responsáveis pelas unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas e das Escolas de Governo de todo o país. O objetivo foi discutir o tema “Educação Corporativa”, construir um diagnóstico das unidades de educação e dar continuidade às iniciativas para integração e intercâmbio de informações e procedimentos entre os setores dos 34 tribunais de contas do país, fortalecendo as atividades direcionadas à capacitação permanente da Administração Pública.
A programação previu, nos três dias do evento, palestras e oficinas sobre a educação corporativa. A primeira palestra, “Educação Corporativa e Geração de Conhecimento”, foi ministrada pela professora Sylvia Vergara, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Silvia destacou que na sociedade do conhecimento, as pessoas são consideradas como elementos essenciais do processo e não meramente como recursos. “Atividades de treinamento e desenvolvimento isoladas passam a se integrar no processo permanente de educação corporativa”, afirmou. Segundo ela, as principais características da educação corporativa são: continuidade; alinhamento do desenvolvimento das pessoas com os propósitos organizacionais; estratégica e inclusão dos stakeholders.
Ao citar Peter Drucker, ressaltou a necessidade de educação formal continuada mesmo para adultos que já dominam grande bagagem de conhecimento. “O profissional da área educacional deve provocar a reflexão e ensinar a pensar”, salientou. “As organizações precisam de pessoas que geram conhecimento, desenvolvem novas competências, revertem a obsolescência da informação, tomam decisões e agem, encontram soluções, criam, trabalham em equipe (objetivos e identidade em comum) e expandem os processos da organização”, acrescentou.
“O Papel das Escolas de Magistratura na Formação e no Aperfeiçoamento dos Magistrados” foi o tema proferido pela desembargadora Leila Maria Mariano, da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro. Leila Maria discutiu o perfil do juiz contemporâneo e o papel fundamental da Escola de Magistratura na formação e no desenvolvimento do magistrado, já que, segundo ela, o concurso público exige do candidato apenas conhecimento teórico, muitas vezes incompleto, e nenhuma experiência prática. “A Escola precisa discutir assuntos organizacionais e propor soluções” destacou.
A palestra apresentada por Paulo Sergio de Carvalho, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) — “O Papel das Escolas de Governo na Implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP)” —, destacou a gestão por competências e o reconhecimento das Escolas de Governo, instituição prevista no art. 39 da Constituição Federal, nos âmbitos federal e estadual.
A professora Valderez Fraga da FGV/RJ, ao apresentar o tema “Educação Corporativa: em busca da efetividade social e relevância do humano”, salientou o aspecto social das relações, a construção coletiva e singularidade de cada pessoa. Tratou também da nobreza do servir público, da importância da orientação ética e do autoconhecimento.
Adriano Ferreira Amorim, diretor do Instituto Serzedello Correa (ISC) do TCU, falou sobre a “Educação Corporativa no Tribunal de Contas da União”. Iniciou com o conceito de educação corporativa, apresentou a estrutura do ISC e os principais programas.
O coordenador do Grupo de Educação Corporativa do Promoex, Willams Brandão, do TCE/PE, abordou “A Experiência do Grupo de Educação Corporativa (GEC/Promoex)”. O palestrante relatou o histórico do grupo, seus principais objetivos e as atividades desenvolvidas desde a criação, em março de 2009.
O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), através da Escola de Contas e Gestão, faz parte do calendário anual do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios Brasileiros (Promoex) e foi coordenado pelo Grupo Temático de Educação Corporativa (GEC). O apoio foi da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Ministério do Planejamento.
Fonte: servidora Iamara Cristina Grossi Oliveira (Icon) e Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies