O controle dos tribunais de contas e a proposta de instituição do Conselho Nacional dos TCs foram os assuntos tratados na palestra do conselheiro do TCE/SC Salomão Ribas Junior, no II Congresso Sul Brasileiro de Controle Público, realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, no Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Durante a sua exposição, o presidente da Associação Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, defendeu a criação do Conselho como instituição de apoio ao exercício do controle social.
Na opinião de Ribas Jr., os relatórios dos tribunais devem ter linguagem simplificada, para que o cidadão acesse, mais facilmente, as informações sobre as obras e ações realizadas pela Administração Pública. “É muito difícil o controle social sem informação atualizada e em linguagem compreensível”, diz.
A explanação do conselheiro do TCE/SC foi realizada no primeiro dia do evento, dentro do painel “O controle social da administração pública”, que contou ainda com as palestras “Os observatórios sociais como instrumentos de controle social e combate à corrupção”, do vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade gaúcho, Pedro Gabril, e “A regulamentação da representação de interesses (lobby) no Brasil: estágio do debate”, do subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Alberto dos Santos.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies