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Ribas Jr. participa do 2º Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil

ter, 15/06/2010 - 13:28

      O conselheiro Salomão Ribas Junior, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), participou do 2º Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado de 7 a 9 de junho, na sede do Tribunal de Contas do Tocantins, em Palmas. “Foi um evento de grande importância, que teve o intuito de debater uma política nacional de comunicação para os Tribunais de Contas brasileiros”, destacou Ribas Jr., no registro que fez sobre o encontro durante a sessão plenária desta segunda-feira (14/6).
      Pensar a comunicação como controle social foi o foco central dos assuntos discutidos no 2º Seminário que mostrou, também, as experiências bem sucedidas de alguns tribunais brasileiros e idéias inovadoras para fomentar novas diretrizes de trabalho. A gestão da comunicação no relacionamento dos órgãos públicos com a sociedade, os desafios da comunicação pública do Brasil e o plano de comunicação dos Tribunais de Contas foram alguns dos temas debatidos durante os três dias do evento.
     O encontro, que reuniu conselheiros, auditores e profissionais da área de comunicação de tribunais de contas de todo o Brasil, teve como palestrantes profissionais e estudiosos de comunicação de nível nacional, como o consultor de comunicação organizacional Gaudêncio Torquato e a professora doutora em ciências da comunicação Margarida Kunsch.
     O conselheiro Salomão participou como mediador na palestra “A gestão da comunicação no relacionamento dos órgãos públicos com os cidadãos e as comunidades locais”, de Margarida Kunsch, no dia 8/6.
     Segundo a professora "as ações comunicativas precisam ser guiadas por uma filosofia e política que levem em conta as demandas, os interesses e as exigências dos públicos estratégicos, da opinião pública e da sociedade".
    Margarida Kunsch destacou que é preciso se preocupar mais com as pessoas, reforçando durante a palestra como deve ser o relacionamento entre a instituição e o público. “As bases para se elaborar uma política de comunicação devem ser o interesse público, a valorização da cidadania e o compromisso social", disse a doutora.
     “Os desafios da Comunicação Pública no Brasil” foi o tema da palestra de Gaudêncio Torquato, também no dia 8. "Uma entidade tem que fazer com que sua identidade seja forte perante à sociedade para que sua imagem seja entendida", frisou Torquato, ao falar da importância da comunicação nas instituições. Segundo o palestrante, a comunicação tem um grande desafio na área pública: “É preciso haver um fortalecimento da cidadania no terceiro setor. Para que possa colocar a sua visão, é preciso que se repense a comunicação e trabalhar um conceito de marketing para o serviço público”, finalizou o palestrante.
     O 2º Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil foi uma realização do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Atricon, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Os recursos para a realização do evento foram do PROMOEX (Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios).
                  
Com informações do TCE/TO e Portal Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil.

 

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