menu

Rosas e livros para marcar o Dia Mundial do Livro no TCE

qui, 22/04/2010 - 17:49

         O Dia Mundial do Livro será comemorado pelo Tribunal de Contas do Estado, nesta sexta-feira (23/4), numa iniciativa da Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa. Os primeiros 20 consulentes que fizerem empréstimo de obras do acervo da Biblioteca serão homenageados com um rosa, ofertada pelos funcionários do setor — repetindo uma tradição da Catalunha, na Espanha, terra de Miguel de Cervantes Saavedra, autor de Dom Quixote, clássico da literatura ocidental.
        Contribuir para a difusão da importância do livro como instrumento para a promoção do conhecimento e do enriquecimento cultural é a proposta da Biblioteca, que se associa à iniciativa da Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação). A organização, em 1995, proclamou o dia 23 de abril como “Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais”, com o objetivo de incentivar a leitura, a publicação de livros e a proteção da propriedade intelectual.
         Com o mesmo propósito, a Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa ainda vai entregar aos consulentes, neste “Dia Mundial do Livro”, um texto que procura sintetizar porque o dia 23 de abril foi escolhido para celebrar o livro — data também dedicada às rosas e a São Jorge, o Santo padroeiro do amor e da cultura.
          A celebração do Dia Mundial do Livro partiu da Catalunha (Espanha), onde no dia 23 de abril já é tradição ofertar uma flor para cada pessoa que compre um livro. Vale registrar que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram num dia 23 de abril. É por isso que essa data, tão simbólica para a literatura universal, foi escolhida pela Unesco para homenagear os livros e seus autores e “estimular a todos, em particular aos mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e respeitar a valiosa contribuição dos criadores ao progresso social e à cultura”, defende a organização internacional.
          Segundo destaca o site da representação da Unesco no Brasil (http://www.unesco.org/pt/brasilia/about-the-office/prizes-and-celebrations/world-book-and-)  o sucesso da iniciativa depende do apoio que recebe dos meios interessados —autores, editores, livreiros, educadores e bibliotecários, entidades públicas e privadas, organizações não-governamentais e meios de comunicação— “mobilizados em cada país pelas comissões nacionais, por redes especializadas, associações, centros e clubes Unesco, redes de escolas e bibliotecas associadas e outros que se sentirem motivados para participar desta festa mundial”.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques