menu

Servidor da SEG mostra relação entre capacidade de decisão e qualidade de vida no trabalho

seg, 15/08/2011 - 00:00

     “Nossos pensamentos, sentimentos, emoções e intenções estão diretamente relacionados com a qualidade de vida de que necessitamos e queremos para uma existência feliz”, destacou o servidor Gerson Luiz Tavares, aluno do curso de Psicologia do Cesusc, ao defender que o exercício dessas capacidades tem reflexo nos nossos relacionamentos interpessoais, durante palestra ao público interno, na quinta-feira (11/8), no auditório. Tavares fundamentou sua abordagem a partir das novas perspectivas sinalizadas pela Psicologia Organizacional — que centraliza a criatura humana e sua qualidade de vida —, tema do II Congresso Iberoamericano de Psicologia das Organizações e do Trabalho.
     O analista de controle externo lotado na Secretaria-Geral (SEG) participou do evento, realizado em abril deste ano, em Florianópolis, a exemplo de outros servidores do TCE/SC. A exposição, que atendeu a convite do Instituto de Contas (Icon) numa ação em parceria com o Departamento de Recursos Humanos (DRH), teve como enfoque principal a relação entre “Comportamento e Qualidade de Vida”.
     Ao abrir a palestra, a coordenadora da Comissão de Gestão de Pessoas, Cristina de Oliveira Rosa Silva, leu mensagem do presidente Luiz Roberto Hebst sobre o significado da iniciativa para a difusão de conhecimentos no ambiente organizacional. “É nossa responsabilidade criar e manter comportamentos para auxiliar a construção de um ambiente sadio que favoreça os relacionamentos e o nosso bem estar”, destacou Herbst. A coordenadora aproveitou a oportunidade para transmitir o convite do presidente para que outros servidores interessados em compartilhar experiências participem de ações dessa natureza.

Capacidade de decisão
     Em sua palestra, Gerson Luiz Tavares considerou as concepções de Martin Seligman (Psicologia Positiva), Oupenski (Psicologia da Evolução), Daniel Goleman (Inteligência Emocional), Vicktor Frankl (em busca de sentido) e Roberto Assagioli (Psicossíntese) para traçar um roteiro de qualidade para nossas vidas, a partir da estruturação de filosofia de comportamento compatível com os anseios de felicidade e paz. Com base nos principais pressupostos desses estudiosos, Tavares considerou exemplos do nosso cotidiano e a análise do que fazemos ou deixamos de fazer e suas consequências.
     “Todos nos encontramos capazes de transformação positiva, e a nossa capacidade de decisão — vontade — é o impulso determinante de novas possibilidades”, propôs o estudante de psicologia, que é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
     A abordagem de Gerson Luiz Tavares se insere no Programa Qualidade de Vida, uma inovação prevista no Programa de Capacitação interna e externa do Icon de 2011. Além de palestras motivacionais, serão valorizadas ações que favoreçam a saúde e a qualidade das relações interpessoais. A iniciativa conta com o apoio do DRH e da sua Divisão de Saúde.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques