menu

TCE alerta para necessidade de placas sobre qualidade da água de lagoa formada em dunas da Capital

qua, 27/05/2009 - 14:02
TCE alerta para necessidade de placas sobre qualidade da água de lagoa formada em dunas da Capital

     Técnicos do Tribunal de Contas do Estado estão preocupados com a pouca sinalização informando que a água da lagoa existente entre as dunas da Lagoa da Conceição e da praia da Joaquina, em Florianópolis, é imprópria para banho. É que aquela água, na verdade, é o efluente oriundo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Lagoa da Conceição – ou seja, o esgoto depois de tratado –, que forma a lagoa de evapo-infiltração. Na evaporação o líquido se dispersa para a atmosfera e na infiltração o líquido penetra no solo recarregando o lençol freático.
     Na tarde desta terça-feira (26/05), o conselheiro Otávio Gilson dos Santos, juntamente com técnicos do Tribunal, visitou a ETE para verificar a situação do local. Em decisão proferida em dezembro, o TCE recomendou à Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) a colocação de placas informativas no local, já que muitas pessoas (turistas, surfistas, por exemplo), ao caminharem pelas dunas, podem pensar que a lagoa formada pelo efluente faz parte da paisagem natural, inclusive porque é rodeada por vegetação.
     A decisão nº 4295/08, referente a processo relatado pelo conselheiro Gilson dos Santos, determinava a apresentação de um Plano de Ação pela Casan visando solucionar os problemas constatados pela auditoria. O Plano, com a previsão das medidas corretivas, o prazo e os responsáveis pelo seu cumprimento já foi apresentado pela Companhia e está sendo analisado por técnicos da Diretoria de Atividades Especiais do TCE, que devem sugerir alguns ajustes antes de o documento ser levado a Pleno para aprovação.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques