menu

TCE participa de campanha contra a corrupção

qui, 02/09/2004 - 17:25

           

       O Tribunal de Contas do Estado intensifica sua participação na campanha de combate à corrupção, desenvolvida em parceria com o Ministério Público do Estado, a partir desta quinta-feira (2/9), durante a 19ª Feira do Livro de Florianópolis, no Beiramar Shopping. De 2 a 12 de setembro, quem visitar o stand do TCE na Feira poderá ver a cartilha e o vídeo da campanha -  "O que você tem a ver com a corrupção?"- também disponível no site do órgão na Internet, no endereço: www.tce.sc.gov.br

                Nos três minutos e 51 segundos do vídeo e nas dez páginas da cartilha da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", que estará na Feira do Livro de Florianópolis, são abordadas situações cotidianas em que a corrupção acontece. O objetivo é colaborar no processo de formação de cidadãos, incentivando a honestidade e a transparência. Além de fazer um alerta sobre as atitudes que caracterizam as fraudes, a idéia é convocar a população a denunciar atos que caracterizem a corrupção. São estratégias de caráter educativo voltadas a crianças e adolescentes.

Segundo o presidente do TCE, Salomão Ribas Jr., a corrupção é um dos grandes males do século XXI e para enfrentá-lo é preciso mais do que a vontade de alguns e o dever legal de servidores ou órgãos públicos. "É preciso um esforço de cooperação e interação entre os órgãos de controle da sociedade e os membros dessa mesma sociedade".

O promotor de Justiça, Affonso Ghizzo Neto, da Comarca de Chapecó, que teve a iniciativa da campanha, concorda. Ghizzo destaca que a parceria com o Tribunal de Contas fortalece os papéis constitucionais dos dois organismos. A meta é a prevenção para se evitar que, no futuro, atos de corrupção tenham de ser investigados pelos órgãos de controle público. "Com isso, quem ganha é Santa Catarina", comentou, ao lembrar que o MP hoje se socorre de pareceres técnicos do Tribunal de Contas em mais de 80% dos casos de imoralidade administrativa investigados pela instituição.

Até fevereiro de 2005, cerca de mil escolas de todo o Estado vão exibir o audiovisual e serão distribuídas 12,3 mil cartilhas da campanha de combate à corrupção.

Inicialmente, serão atingidos os estudantes do Oeste catarinense. As peças serão veiculadas, ainda, em cinemas, rádio, jornal. Na RBS TV de Chapecó haverá inserções de 30 segundos na programação. No final da campanha haverá um concurso entre as escolas de Santa Catarina, para seleção de três projetos que mais traduzam a necessidade de combater à corrupção.

O movimento em favor da transparência e contra a corrupção que deu origem à parceria do TCE e do MP,  foi iniciado em novembro do ano passado, em Chapecó, com a realização da "1ª Mobilização Regional pela Transparência - Mais Justiça Social, Menos Corrupção". A programação, que culminou com uma passeata de estudantes em defesa da transparência e reuniu mais de 2 mil pessoas, teve a participação do presidente do TCE, Salomão Ribas Jr., e de outros representantes do órgão.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques