menu

TCE/SC assina termo de adesão a acordo para intercâmbio de conhecimento e de experiências na área de meio ambiente e de recursos hídricos

qua, 16/11/2022 - 17:54
Da esquerda para a direita, na foto, em pé, os conselheiros Wilson Wan-Dall, Luiz Eduardo Cherem, José Nei Ascari, do TCE/SC, e Cezar Miola, do TCE/RS, que segura o termo de adesão. Sobre a imagem, em um retângulo bordô, o texto Meio Ambiente, em fonte branca.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) aderiu, nesta quarta-feira (16/11), ao acordo de cooperação técnica celebrado entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Transparência Internacional do Brasil e o Instituto Arapyaú, que visa à realização de iniciativas para a promoção, a conservação, a recuperação e o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros.  

O ato ocorreu durante a oficina “Ferramentas tecnológicas para controle externo na área ambiental: apresentação dos projetos MapBiomas e Diário do Clima”, promovida no primeiro dia do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Rio de Janeiro. O evento acontece até esta sexta-feira (18/11). 

Assinado pelos conselheiros Luiz Eduardo Cherem, José Nei Alberton Ascari e Wilson Rogério Wan-Dall, o documento prevê o desenvolvimento de ações de colaboração e de intercâmbio de dados e de informações sobre a cobertura vegetal e o uso da terra no Brasil e o compartilhamento de conhecimento, de experiências, de ferramentas e de metodologias de interesse estratégico. 

De acordo com o termo de adesão, o assunto é de interesse comum de todos os partícipes e busca a união de esforços para o aprimoramento da eficácia dos sistemas de controle da Administração Pública e para a promoção de agendas e de políticas públicas de meio ambiente e de recursos hídricos.  

A iniciativa integra o Projeto MapBiomas, do Instituto Arapyaú, que conta com a participação de universidades, de organizações não governamentais e de empresas de tecnologia para o entendimento das transformações do território brasileiro, a partir do mapeamento anual da cobertura e do solo no Brasil. 

O acordo de cooperação técnica foi firmado no dia 15 de setembro deste ano. Pela Atricon, assinou o presidente, conselheiro Cezar Miola, do TCE do Rio Grande do Sul. 

 

Crédito da foto: Douglas Santos (Acom – TCE/SC). 

 

Saiba mais 1: o Projeto MapBiomas 

Busca contribuir para o entendimento da dinâmica do uso do solo no Brasil e em outros países tropicais.  

Tem como base o desenvolvimento e a implementação de uma metodologia rápida, confiável e de baixo custo para gerar mapas anuais de cobertura e do uso do solo do Brasil, a partir de 1985 até os dias atuais. 

Também prevê a criação de uma plataforma para facilitar a disseminação da metodologia para outros países e regiões interessadas, utilizando a mesma base de algoritmos, e a formação de uma rede colaborativa de especialistas nos biomas brasileiros para o mapeamento da cobertura do solo e da sua dinâmica de mudanças. 

Fonte: Termo de adesão ao acordo de cooperação técnica formalizado entre a Atricon, a Transparência Brasil e o Instituto Arapyaú. 

 

Saiba mais 2: Instituo Arapyaú 

Instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 2008 com o objetivo de promover o diálogo e a atuação em redes para a construção coletiva e perene de soluções com base na sustentabilidade. 

Fonte: site https://arapyau.org.br/ (acesso em 16/11/2022). 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques