O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) marcou presença no 1º Simpósio da Auditoria Interna do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE/RJ), realizado nos dias 12 e 13 de maio, na corte de contas fluminense. O evento reuniu representantes de tribunais de contas e órgãos de controle interno de todo o país para discutir o fortalecimento da governança pública, com foco no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) e na gestão de riscos.
A coordenadora da Comissão Ambiental, Social e Governança (ASG/ESG) do TCE/SC, Marina Ferraz de Miranda, e o auditor fiscal de Controle Externo Luiz Alexandre Steinbach compartilharam a experiência da Corte catarinense na estruturação de práticas de integridade e compliance.
Durante sua apresentação, Marina destacou que as ações de integridade devem estar em consonância com a estratégia institucional, atuando não só na prevenção de irregularidades, mas também na promoção de uma cultura ética e de boas práticas de governança.
Ao elencar os pilares que sustentam os Programas de Integridade e de Compliance, Marina demonstrou como relatórios de riscos, planos estratégicos e códigos de conduta têm sido utilizados como ferramentas para reforçar o comprometimento da Instituição com a transparência e a responsabilidade pública.
Na sequência, Luiz Alexandre Steinbach falou sobre a experiência do TCE/SC na aplicação de práticas de gestão de riscos e compliance. Ele detalhou a metodologia adotada, com foco na integração entre risco, controle e governança, além da importância do envolvimento da alta administração e da definição clara de objetivos.
"A gestão de riscos não pode ser encarada como um fim em si mesma, mas como uma ferramenta para assegurar a efetividade da atuação institucional, prevenir perdas e agregar valor aos processos de controle", enfatizou Steinbach.
O simpósio integra a campanha IIA May Brasil 2025, promovida pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), e tem como proposta ampliar o debate sobre a maturidade das auditorias internas no setor público. O evento contou ainda com palestras, painéis técnicos e momentos de troca entre profissionais de diferentes instituições.
*Com informações do TCE/RJ
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies