A pesquisa de clima organizacional promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Santa Catarina obteve, como resultado, um índice geral de satisfação de 71,7% dos servidores que responderam o questionário. Entre os dias 1º e 16 de outubro, foram avaliados seis segmentos: Ambiente de Trabalho; Imagem Institucional; Recompensas Financeiras e Não-Financeiras; Informação e Conhecimento; Organização do Trabalho; e Liderança. O relatório completo sobre a pesquisa foi enviado à Presidência no dia 9 de dezembro.
As 69 perguntas do questionário foram respondidas por 269 servidores, o que corresponde a um índice de participação de 64,05%, tendo em vista que foram distribuídas 420 senhas para acesso on line ao documento (Saiba mais). Do total dos participantes, 110 atuam na Presidência, em gabinetes e na Secretaria-Geral (40,9%), 103, na DGCE (38,3%) e 56, na DGPA (20,8). Destes, 160 são efetivos (59,5%) e 68 exercem função gratificada ou cargo comissionado (25,3%).
O segmento que apresentou maior índice de aprovação foi “Recompensas Financeiras e Não-Financeiras”, com 80,7%. O módulo tratava da percepção dos servidores quanto à satisfação, realização profissional e ao desenvolvimento de seus potenciais no trabalho, o reconhecimento do TCE/SC à atuação dos servidores, a promoção de ações de saúde pela instituição, além da remuneração e benefícios.
Na segunda posição ficou o segmento “Liderança”, que atingiu 78,8% de satisfação. Neste, foram consideradas as ações da chefia imediata quanto ao bem-estar dos servidores, incentivo para contribuir com ideias e sugestões, à orientação, ao acompanhamento e ao reconhecimento de um bom trabalho, ao apoio em casos de insucessos, empenho na melhoria dos resultados da unidade, envolvimento da equipe na tomada de decisão e à existência de relação de confiança entre chefia e equipe.
O terceiro maior índice de satisfação, 73,5%, foi do segmento que abordou questões sobre o ambiente de trabalho físico e relacional. Na última posição, com 60,9% de aprovação, ficou o segmento “Imagem Institucional”, que questionou a visão dos servidores sobre o Tribunal e como avaliam a percepção da sociedade catarinense sobre a instituição.
Perfil
O questionário também contemplou perguntas que buscaram identificar o perfil do respondente, tais como tempo de serviço, faixa etária, sexo, escolaridade e perspectivas dentro da instituição. Quanto ao tempo de serviço, 42,4% (114) têm mais de 21 anos e 21,2% (57) têm de seis a 10 anos. Em relação à escolaridade, a maioria, 78,1% (210) tinha pós-graduação completa.
Apesar do êxito da pesquisa, com resultado geral satisfatório, a equipe da Diretoria de Gestão de Pessoas destaca em memorando enviado à Presidência a “necessidade de apresentação de sugestões de propostas e a condução de outras ações visando à otimização dos segmentos que ficaram aquém no contexto geral da pesquisa”. Os servidores da DGP defendem o envolvimento das unidades para o encaminhamento dessas ações, “não esquecendo a manutenção e a continuidade de valorização dos segmentos que tiveram avaliação satisfatória”.
A pesquisa de clima organizacional entre os servidores está entre as 14 iniciativas do Plano de Ações do TCE/SC de 2015, vinculadas a objetivos previstos no Planejamento Estratégico 2013-2016. O plano foi aprovado por meio da Portaria nº TC - 184/2015, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de 5 março.
Saiba mais
Para a realização da pesquisa, utilizou-se o programa LimeSurvey. A ferramenta permitiu que o questionário fosse respondido por meio de um link na intranet. O programa gerou senhas, que foram distribuídas por servidores da DGP, evitando a necessidade de identificação e garantindo que ninguém participasse mais de uma vez. Nas 69 questões assertivas que foram avaliadas no questionário, também havia espaço para que o respondente fizesse sugestões e críticas de forma discursiva. |
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies