menu

TCE/SC e Corpo de Bombeiros fazem simulação de incêndio nesta quarta-feira, em Florianópolis

seg, 06/02/2023 - 17:45
Descrição da imagem: Banner horizontal. Ao fundo, imagem do prédio do TCE/SC, em Florianópolis, e, à frente, de um brigadista com vestimenta de combate a incêndios. Ao lado esquerdo, o título “TCE/SC e Corpo de Bombeiros fazem simulação de incêndio” destacado sobre um retângulo vermelho. No canto inferior esquerdo, o logo da Brigada de Incêndio do TCE.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em conjunto com o Corpo de Bombeiros, vai realizar, nesta quarta-feira (8/2), a partir das 16h30, uma simulação de incêndio na sede da Instituição. No mesmo dia, ocorrerá a formatura da turma da Brigada de Incêndio da Corte de Contas, formada por servidores e por colaboradores treinados para atuar nas situações de fogo e de emergência.  

A simulação tem por objetivo preparar os servidores e colaboradores para uma rápida e eficiente desocupação das dependências do TCE/SC, como se realmente estivesse acontecendo um incêndio, e também para um atendimento pré-hospitalar de qualidade e combate e contenção de início de fogo, por parte dos brigadistas. 

De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Jacymir Santos de Oliveira, que também faz o acompanhamento da Assessoria Militar do TCE/SC e coordenará toda a ação, o simulado é uma exigência da lei de segurança contra incêndio para todas as brigadas ativas. “É com esse exercício que qualificamos e verificamos as necessidades de melhoria nos sistemas de prevenção contra incêndio e temos uma projeção do tempo de abandono da edificação por todos os seus ocupantes”, esclareceu. 

O espaço físico da Corte é composto por 3 blocos: um edifício com 16 andares e 2 com 4 andares cada, onde trabalham cerca de 500 servidores. No momento da simulação, todas as pessoas que estiverem nestes ambientes deverão participar da atividade. 

O treinamento inicia às 16h30, com o acionamento do alarme de incêndio e o abandono das dependências do prédio. Nesse instante, policiais militares irão fechar com cones os acessos à rua Engenheiro Newton Valente da Costa.  

Seguindo orientação dos brigadistas, todas as pessoas que estiverem dentro do Tribunal deverão deixar o local e se deslocar para a calçada em frente ao TCE/SC. Para quem estiver no edifício principal, a descida deverá ser feita pelas escadas enclausuradas, uma vez que os elevadores estarão desligados. 

A ação simulará salvamento de pessoa com queimadura, no ático, com retirada da vítima pelo helicóptero Arcanjo; atendimento e remoção de vítima de queda em escada e fratura de membro inferior, no segundo pavimento do Bloco B; atendimento e retirada de vítima por sistema de cordas ou escada mecânica, no oitavo andar do edifício principal; combate a princípio de incêndio no pilotis; e retirada de vítima apresentando mal súbito no Bloco A. 

A previsão é que toda a ação termine até as 17 horas, quando, então, os servidores e os colaboradores do TCE/SC poderão retornar ao prédio, dirigindo-se ao auditório bordô para a solenidade de formatura da Brigada. 

O subtenente Jacymir informa que o TCE/SC é o único órgão público do Estado que tem o habite-se e o alvará de funcionamento anual aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. “Acredito que seremos os impulsionadores para que os outros órgãos também possuam a mesma qualificação e consigam se adequar à lei de segurança contra incêndio”, conclui. 

 

A Brigada 

A Brigada de Incêndio do TCE/SC é a primeira do país a receber treinamento do sistema de sobrevivência sueco. O curso de formação teve um total de 48 horas/aula, com etapas teóricas e práticas sobre combate a incêndio. No total, 24 brigadistas (12 servidores e 12 colaboradores terceirizados) foram treinados entre os dias 14 e 24 de novembro do ano passado.  

Sob orientação dos bombeiros, os brigadistas aprenderam a manusear extintores, a lançar mangueiras para montar as linhas de combate de incêndio, e a utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, passaram por treinamentos de atendimento pré-hospitalar com uso de equipamentos de imobilização e de desfibriladores cardíacos. 

Os brigadistas são capazes de identificar o nível de um incêndio e de usar os equipamentos necessários para o efetivo controle, além de realizar atendimento pré-hospitalar, minimizando riscos e salvando vidas e patrimônio. 

O objetivo da formação da Brigada de Incêndio é adequar o TCE/SC à lei de segurança contra incêndio, formando uma brigada com qualidade, de nível avançado, com educação continuada e comprometida com a vida humana e o patrimônio do Tribunal. Algumas das atribuições da brigada são a identificação dos perigos e dos riscos existentes, a inspeção periódica dos equipamentos de combate a incêndio e das rotas de fuga dos três blocos da Corte de Contas. 

O subtenente Jacymir explica que a brigada do TCE/SC terá reuniões semanais e mensais para manter a educação continuada. “O objetivo é que tenhamos eficiência na atividade e eficácia tanto na prevenção da atuação de combate a incêndio quanto nos atendimentos hospitalares”, afirma. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 

www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  

WhatsApp: (48) 98809-3511  

Facebook: TribunalDeContasSC 

Spotify: Isso é da sua conta 

TikTok: @tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques