menu

TCE/SC é o primeiro tribunal de contas do Brasil a integrar ecossistema de inovação aberta para a solução de desafios voltados ao aperfeiçoamento das suas atividades

sex, 15/07/2022 - 17:51
TCE/SC é o primeiro tribunal de contas do Brasil a integrar ecossistema de inovação aberta para a solução de desafios voltados ao aperfeiçoamento das suas atividades

Servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) participaram, na tarde desta quinta-feira (14/7), da primeira reunião do Laboratório de Inovação do Controle Externo (Lince) após o órgão de fiscalização ingressar no ecossistema de inovação aberta como corporate do Linklab da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). A iniciativa tem como foco a busca de soluções inovadoras para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelo TCE/SC. 

Sob a organização das servidoras que integram o Lince, a coordenadora Tatiana Custódio e a auditora fiscal de controle externo Márcia Roberta Graciosa, a reunião contou com apresentações de profissionais da Acate sobre a jornada Linklab para conectar o corporate — o TCE/SC — com a inovação, a partir de abordagem sobre a equipe, a metodologia e o fluxo utilizados para a coleta de desafios e o mapeamento de startups que poderão contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade. 

Também foram feitas exposições sobre o programa Innoway. Trata-se de uma plataforma que realiza um diagnóstico da cultura de inovação corporativa, por meio de inteligência artificial, e uma análise minuciosa das informações, que serão captadas via pesquisa anônima com todas as áreas da Instituição, para tornar o TCE/SC mais criativo e inovador em métodos e em estratégias. Ainda foram citados alguns exemplos de boas práticas desenvolvidas com a inovação aberta. 

Reunião LinceNa oportunidade, os diretores-gerais de Controle Externo, Marcelo Brognoli da Costa, e de Administração, Thais Schmitz Serpa, e a coordenadora da Assessoria de Planejamento, Adriana Luz, falaram sobre o Tribunal de Contas, especialmente sobre o funcionamento, a estrutura e o planejamento anual e plurianual. 

Acompanharam as exposições o assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação, Jairo Wensing, e o servidor Rafael Queiroz Gonçalves, que integra a unidade; os diretores de Tecnologia da Informação, Wallace da Silva Pereira, de Informações Estratégicas, Nilsom Zanatto, do Instituto de Contas, Sabrina Maddalozzo Pivatto, e de Gestão de Pessoas, Giane Vanessa Fiorini, que estava acompanhada das servidoras Iamara Cristina Grossi Oliveira e Martha Godinho Marques; além da coordenadora da Assessoria Jurídica, Francielly Stähelin Coelho.

Pelo Linklab da Acate, estavam presentes o coordenador da rede, Gustavo Susin, os profissionais Eduardo Mazzuco e Bruna Fraga, que integram a área de operações, e o representante do Innoway, Gerson Ferreira. 

 

Atividades 

A reunião desta quinta-feira (14/7) marcou a primeira etapa do cronograma das atividades do TCE/SC com o LinkLab. Outras fases preveem o alinhamento com o programa Innoway, marcado para a próxima terça-feira (19/7); a aplicação de pesquisa junto ao público interno, com cerca de 170 atributos, que ocorrerá no dia 25 de julho; e a apresentação dos resultados do Innoway e do diagnóstico qualitativo, previstos para 23 de agosto.   

Segundo os membros do Linklab, a metodologia está amparada em quatro pilares: estratégia, que busca entender os desafios — o TCE/SC poderá apresentar até oito neste ano —; mapeamento, prospecção e curadoria das startups; acompanhamento de conexão com a startup selecionada e alinhamento; e realização de eventos de cultura de inovação e networking com corporates.  

“O ecossistema de inovação aberta é um ambiente favorável para a solução de problemas do Tribunal de Contas de Santa Catarina que envolvem tecnologia e que não temos a capacidade, o tempo e os recursos necessários para resolver internamente. Mas o trabalho do Lince também se propõe a encontrar soluções para situações que envolvem pessoas e processos”, salientou a coordenadora da unidade, auditora fiscal de controle externo Tatiana Custódio. 

 

Foto: Guto Kuerten (Acom – TCE/SC). 

  

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC