O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) iniciará nos próximos dias um levantamento sobre o efetivo da segurança pública no Estado. O objetivo do diagnóstico é apresentar, ao final do processo, o tamanho considerado ideal para as forças de segurança catarinenses. Esse é o primeiro resultado prático do seminário “Os Desafios na Segurança Pública na Sociedade Contemporânea”, que terminou nesta sexta-feira (13/9), em Chapecó, no Oeste catarinense.
“É essencial que o planejamento para as questões que surgirão daqui para frente seja feito em cima de números, de dados concretos. E cabe ao Tribunal de Contas, dentro da nossa linha de atuação, voltada para entregar à sociedade o que ela melhor espera de nós, alinharmos, com a cúpula da segurança catarinense, este caminho”, explica o conselheiro Aderson Flores, relator temático da segurança pública no TCE/SC e mentor do seminário.
A intenção do TCE/SC é coletar dados sobre quantos policiais militares, civis, científicos, bombeiros e agentes prisionais, entre outros, estão atuando no momento em Santa Catarina, e avaliar outros pontos, como tamanho da população e índices de criminalidade, por exemplo, para chegar ao número adequado de profissionais para atender a população. Também deve ser levada em consideração a capacidade financeira que o Estado tem para aumento da folha dos servidores em caso da necessidade de novas contratações.
Na manhã desta sexta-feira (13/9), dois painéis marcaram o encerramento do seminário. O primeiro deles, mediado pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Flávio Graff, contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio Pelozato da Rosa, do comandante dos bombeiros militares, coronel Fabiano das Neves, e do comandante-geral do Norte da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Carlos Aguiar, que debateram os desafios do setor.
"Com a sociedade trabalhando esse tema em conjunto, haveremos de melhorar os nossos índices de segurança. Não podemos nos acomodar simplesmente porque lideramos as pesquisas e somos o Estado mais seguro do país", comentou Graff.
Na sequência, o conselheiro do TCE/SC Aderson Flores comandou o painel que tratou dos reflexos da segurança pública estadual no âmbito dos municípios, em debate com o subprocurador-geral de Justiça, Paulo Locatelli, e com o deputado estadual Fabiano da Luz.
Organizado pelo Tribunal de Contas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina e com o apoio Ministério Público de Santa Catarina, o seminário reuniu cerca de 400 pessoas, que assistiram a uma palestra e a cinco painéis. Os debates abordaram, ainda, segurança nas escolas, violência contra a mulher e segurança pública em momentos de crise.
Colaboração: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública
Foto: Maurício Vieira, Acom, TCE/SC
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies