menu

TCE/SC quer estimular a arrecadação de artigos em tecido para ampliar a reciclagem, ajudar pessoas e contribuir para a sustentabilidade ambiental

sex, 22/03/2024 - 17:01
Foto da “caixa solidária” no hall do TCE/SC. A caixa é amarela e contém os logos da Caixa Solidária e do TCE/SC.

Incentivar a reutilização de roupas, auxiliar nos processos de reciclagem têxtil e na diminuição da quantidade de itens de vestuário presentes em aterros sanitários e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a sustentabilidade ambiental. Esses são os objetivos do Tribunal de Contas de Santa Catarina com a colocação de uma unidade da “caixa solidária” nas dependências da sua sede, em Florianópolis. 

Instalada na metade de dezembro do ano passado, a “caixa solidária” recolheu, até 3 de março, 250 Kg de produtos têxteis — roupas, calçados, meias, bonés, gorros, cobertores, lençóis, toalhas, panos de chão e acessórios feitos em tecido, por exemplo —, a partir de doações feita pelos públicos interno e externo. Somente em fevereiro, foram arrecadados 150 Kg. A iniciativa é fruto do acordo de cooperação técnica celebrado entre o TCE/SC e a Associação Cidadania em Ação, em novembro de 2023. 

O gestor do acordo no Tribunal de Contas, João Victor dos Santos Della Rocca, assessor especial para Assuntos Institucionais, acredita que o desempenho da Instituição pode ser maior, uma vez que o início da arrecadação coincidiu com o recesso de fim de ano — cujos atendimentos foram feitos, exclusivamente, de forma virtual e por telefone — e com o período em que muitos servidores estavam em férias, em janeiro. “Acredito que seja possível recolhermos 1.000 Kg de produtos”, estima. 

De acordo com o relatório de desempenho da parceria fornecido pela Rede Caixa Solidária Brasil, a ação no TCE/SC já proporcionou economia de 5.937,5 Kg na emissão de gás carbônico — o equivalente à emissão de 8 carros de passeio em um ano —; de 662,5 m³ de água — o que corresponde ao consumo diário de 4.417 brasileiros —; e de 14.812,5 kWh de energia — algo em torno do consumo mensal de 74 residências. 

“O Tribunal de Contas convida a todos, servidores e público em geral, a fazerem a sua parte em favor da sustentabilidade ambiental. Portanto, façam a doação de itens em tecido que não têm mais utilidade”, conclama o assessor João Victor, ao destacar que a ação também evita que produtos têxteis sejam enviados a aterros sanitários e permite que sejam utilizados como matéria-prima para a confecção de novos itens.  

O ponto de entrega voluntária de artigos em qualquer estado de conservação está localizado no hall do edifício do TCE/SC, em Florianópolis. 

Números 

Conforme informado pela Associação Cidadania em Ação, a Rede Caixa Solidária Brasil tem 15 anos de atuação, com instalação de aproximadamente 350 caixas coletoras em Santa Catarina — há pontos em mais de 50 municípios —, no Paraná, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro.  

No estado catarinense, as doações já beneficiaram instituições beneficentes de Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Blumenau, Brusque, Cocal do Sul, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Joinville, Laguna, Navegante, Nova Veneza, Palhoça, Porto União, São José, Siderópolis e Tubarão. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques