menu

XII Ciclo de Estudos em Videira reúne 229 participantes

ter, 03/08/2010 - 14:43
XII Ciclo de Estudos em Videira reúne 229 participantes

     A décima etapa do XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, realizada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) nesta terça-feira (03/08) em Videira, reuniu 229 representantes dos 19 municípios que integram a região do Alto Vale do Rio do Peixe. A temperatura de 2ºC registrada no início da manhã não foi obstáculo para que os agentes e técnicos municipais participassem do evento na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
     Na solenidade de abertura, o conselheiro Luiz Roberto Herbst, corregedor-geral do TCE/SC, representando o presidente Wilson Wan-Dall, destacou a importância da palestra proferida aos agentes políticos sobre controle interno, em virtude da responsabilidade que prefeitos, secretários e vereadores têm diante da Administração Pública. Concluiu seu pronunciamento convidando os gestores para assistir também as oficinas técnicas.
     O assessor da prefeitura de Videira, Walmor Dalagnhol, ressaltou a importância das orientações prestadas durante o Ciclo, essenciais para a correta aplicação dos recursos públicos. “O melhor dinheiro é aquele que é bem aplicado e que traga resultados em benefício da sociedade”, afirmou, ao agradecer a presença dos representantes dos municípios e dos órgãos envolvidos no evento.
     A presidente da Câmara de Videira, vereadora Maria Eneida Fortin Dresch, parabenizou a iniciativa da Corte catarinense em oferecer aos gestores municipais a possibilidade de continuar o processo de aperfeiçoamento da Administração Pública. O presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e prefeito de Iomerê, Antoninho Baldissera, destacou que “o Ciclo contribui para o desempenho das administrações, com eficiência e transparência, dentro das normas legais, em atendimento aos anseios da sociedade”.
     Nessa edição do Ciclo de Estudos foram realizadas duas programações paralelas: uma para agentes políticos e outra para técnicos municipais. As oficinas temáticas abordaram assuntos relacionados à contabilidade, a atos de pessoal, a licitações, contratos, obras e serviços e ao controle interno.
     Participantes do evento enalteceram o método adotado pelo Tribunal de Contas. “Os assuntos ficam mais direcionados e específicos, as abordagens mais diretas, podendo-se, assim, aprofundar mais os conhecimentos”, comentou o servidor da Câmara de Santa Cecília, Valnei Winter, que participou da oficina de contabilidade.
     Na mesma direção foram as manifestações da servidora da prefeitura de Ibiam, Carmelita Tragancin. Ao assistir às palestras sobre atos de pessoal, destacou que o assunto é útil no seu exercício profissional. Hadriel Dalmolin, da prefeitura de Pinheiro Preto, escolheu a oficina de licitações e contratos. Segundo ele, a metodologia funciona como treinamento, que ajuda a sanar dúvidas e por isso deve ser mantida. “O expositor tratou de assuntos do nosso dia a dia. Além disso, os palestrantes trouxeram atualização da legislação, bem como de todos os sistemas desenvolvidos
pelo Tribunal”, concluiu.
     O XII Ciclo de Estudos é a principal atividade de capacitação externa desenvolvida pelo Instituto de Contas do TCE/SC. Conta com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), das associações de municípios, da União dos Vereadores do Estado (Uvesc), do Ministério Público do Estado (MPSC), do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques