menu

XII Ciclo do TCE/SC orientou 448 gestores públicos municipais em Jaraguá do Sul

qui, 29/07/2010 - 14:21
XII Ciclo do TCE/SC orientou 448 gestores públicos municipais em Jaraguá do Sul

     Jaraguá do Sul encerrou, nesta quinta-feira (29/7), a programação do XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) nas cidades que integram as regiões Nordeste (Amunesc), do Planalto Norte (Amplanorte) e do Vale do Rio Itapocu (Amvali). O evento, que tem como objetivo orientar gestores públicos municipais visando à boa aplicação do dinheiro público, de acordo com as leis, reuniu 448 gestores públicos municipais, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). Só esta semana 1.164 pessoas receberam orientação dos técnicos da Corte de contas, em encontros realizados, também, nas cidades de Rio do Sul (27/7) e Blumenau (28/7).
     Na abertura dos trabalhos, o corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Luiz Roberto Herbst — que representou o presidente, conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall — aproveitou para convidar os agentes políticos para assistirem os temas técnicos relacionados a controle interno, à contabilidade, a atos de pessoal e a obras públicas. “É uma ótima oportunidade de adquirir mais conhecimentos”, afirmou. “Espero que o XII Ciclo possa contribuir para melhorar a gestão pública”, acrescentou.
     O secretário de Finanças de Joinville, José Olívio Papp destacou que a orientação do TCE/SC deve ser seguida. “O Tribunal dá o Norte. Ele esclarece e orienta. É onde buscamos conhecimento para dar continuidade à gestão”. O prefeito de Rio Negrinho e presidente da Amunesc, Osni José Schroeder, falou sobre a importância do Ciclo. “É uma oportunidade para buscar conhecimento”, comentou, ao expressar o seu desejo que “os técnicos municipais estejam sintonizados com as orientações do TCE/SC para melhorar o resultado da gestão pública”. Já o vereador de Joinville, Odir Nunes da Silva, representante da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), definiu a Corte catarinense dizendo “vocês [do TCE] são um porto seguro quando buscamos orientação”.
     No Ciclo de Estudos desse ano estão sendo desenvolvidas duas programações paralelas. A primeira para agentes políticos — prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais —, realizada no período da manhã. A outra, para técnicos municipais, ocorre durante todo o dia e tem quatro opções de oficinas temáticas — “contabilidade”, “controle interno”, “licitações, contratos, obras e serviços” e “atos de pessoal” — para os participantes escolherem, de acordo com seu interesse. Durante a tarde, o presidente da Corte catarinense, conselheiro Wilson Wan-Dall, fez visita aos participantes das cinco oficinas.
     O Ciclo é a principal atividade de capacitação externa realizada pelo TCE/SC, por meio do Instituto de Contas. Até o dia 5 de agosto, mais três encontros serão realizados: Videira (3/8), Joaçaba (4/8) e Lages (5/8).
     O evento conta com a parceria da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), das associações de municípios, da Uvesc, do Ministério Público do Estado (MPSC), do Ministério Público junto ao TCE/SC e do Tribunal de Contas da União. O apoio financeiro é do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques