menu

Autoridades homenageiam a vida e a obra do pintor Willy Zumblick durante solenidade no TCE/SC

seg, 23/09/2013 - 15:46
Autoridades homenageiam a vida e a obra do pintor Willy Zumblick durante solenidade no TCE/SC

“O Tribunal de Contas trata de temas muito áridos, por isso agradeço a oportunidade desta noite”. O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Salomão Ribas Junior, demonstrou assim sua satisfação ao presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Maurício Fernandes Pereira, pelo fato de a instituição ter cedido espaço para o conselho realizar sessão plenária especial alusiva ao centenário de Willy Zumblick na segunda-feira (16/9), a partir das 19 horas.

A homenagem do CEE ao pintor tubaronense foi no auditório do prédio novo do TCE/SC, e serviu de palco para manifestações de várias autoridades representativas da arte, da educação e da política catarinenses sobre o artista e sua obra.

“Vou propor que não celebramos a primeira exibição (de arte), mas que denominamos (o hall da nova sede do TCE/SC) como Espaço Cultural Willy Zumblick”, afirmou Ribas Jr. referindo-se aos quadros selecionados por familiares do pintor que estão expostos no Tribunal.  “Acredito que meus pares (demais conselheiros) aprovarão”.

 Após a execução do hino nacional pelo pianista Luiz Gustavo Zago e componentes do Coral Hélio Teixeira da Rosa (TCE/SC), sob a regência do maestro Giovane Cascaes Pacheco, o presidente do CEE, professor Maurício Fernandes Pereira, convidou todos os presentes a realizar “uma viagem” ao mundo do pintor tubaronense. “O que veremos na noite de hoje é um tributo a Willy Zumblick; um tributo a Santa Catarina; um tributo à educação”, enfatizou.

A programação da solenidade incluiu a distribuição aos presentes de edições especiais de revista e livro e mostra de obras selecionadas por familiares do artista. Houve também apresentação de canções de Milton Nascimento com o Coral Hélio Teixeira da Rosa (TCE/SC), e exibição de três documentários na plenária: “O Cotidiano Estético de Willy Zumblick” (7 min), de Valdézia Pereira (Unisul); “Zumblick na Eternidade” (30 min), de Zeca Pires (TVUFSC); e “Willy eterno Zumblick” (17min), dos acadêmicos do 8º semestre de Jornalismo (Unisul Tubarão), coordenados pelo professor de produção de vídeo Mauro Fucilini.
 
Manifestações

“Ele foi ícone da arte catarinense”, descreveu a professora Lélia Pereira da Silva Nunes, socióloga de formação e pesquisadora da vida e da arte de Zumblick. “A compor poesia com os pincéis e tinta”, poetizou a figura do artista ao lançar, no evento, edição especial do livro de sua autoria, “Zumblick: uma história de vida e da arte”.  A obra, publicada pela Diretoria da Imprensa Oficial e Editora de Santa Carina (Dioesc), tem o selo do próprio Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.

“Zumblick, historiador de pincéis: ele via, ele registrava”, destacou o editor da Revista História Catarina, Cláudio Silveira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages. O editor aceitou o desafio lançado pelo CEE de uma edição especial para o evento comemorativo dos cem anos do artista.

“É muito difícil colocar em palavras a obra de quem se expressou por imagens”, destacou o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

“Parabéns a todos que estão aqui presentes neste tempo de celebração da vida e da arte deste catarinense”, saudou o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli, convidando a todos para as próximas homenagens nos dias 25 e 26 em Tubarão. Haverá, segundo informou, a participação especial da bateria da escola de samba Protegidos da Princesa (Florianópolis), cujo enredo para o Carnaval de 2014 homenageia o centenário de Willy Zumblick.

 “A 10 dias da comemoração do artista plástico Willy Zumblick, me confesso envaidecido pela oportunidade de homenageá-lo”, disse o vice-prefeito de Florianópolis, João Amin.

“Deixou um legado maravilhoso para sua família, para o mundo”, reconheceu o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Maurício Fernandes Pereira, concluindo os pronunciamentos.

Presenças

A sessão plenária especial do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina em homenagem ao Centenário de Nascimento do Artista Willy Zumblick foi aberta com a formação de mesa de trabalhos que contou com as seguintes autoridades: presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, conselheiro Salomão Ribas Junior; presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Maurício Fernandes Pereira; secretário de Educação do Estado, senhor Eduardo Deschamps; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli; vice-prefeito de Florianópolis, João Amin; presidente da Academia Catarinense de Letras  e da Associação Internacional de Artes Plásticas, Péricles Prade; reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt; vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Gérson Luiz Joner da Silveira; prefeito de Tubarão, João Olavio Falchetti; e secretário do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos.

Além de familiares e amigos de Willy Zumblick, entre outras presenças, estavam na solenidade o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Augusto César Zeferino; conselheiro titular do CEE José Carlos Pacheco; superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral, Ricardo Moreira Peçanha; ex-governador de Santa Catarina Paulo Afonso Vieira; conselheiro aposentado do TCE/SC Gilson dos Santos; conselheiros do Tribunal de Contas de Santa Catarina César Filomeno Fontes e Julio Garcia; secretária de Educação de Tubarão, Lúcia Helena Fernandes de Souza; e as respectivas diretoras dos colégios São José (Tubarão) e Stella Maris (Laguna), irmãs Adelaide Marcelino Pereira e Bernadete Rech.

Registro

Na sessão do Pleno de quarta-feira (18/9), o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Salomão Ribas Junior, agradeceu a presença de conselheiros e auditores na solenidade comemorativa do Centenário de Willy Zumblick. “Que nos encheu de muita alegria”, reiterou lembrando que a exposição das obras do artista plástico continua aberta para os públicos interno e externo neste mês de setembro.
 
São 20 telas do acervo da família, selecionadas pelos filhos do artista, Raimundo e Marcus Geraldo. As obras estão expostas por oito painéis no hall do prédio novo do TCE/SC. Entre paisagens e casarios, há desenhos do tempo de infância do artista de quando tinha 13 anos.

Saiba Mais 1: Zumblick

Em 26 de setembro de 1913, nasce em Tubarão (SC) o artista Willy Alfredo Zumblick, filho do imigrante alemão Roberto Zumblick e de Ida Furghesi. Em sua pintura valeu-se de grandes temas da história e da cultura de Santa Catarina, entre eles: Anita Garibaldi, A Guerra do Contestado e A Festa do Divino. Casa-se em 1937 com Célia Sá. Juntos tiveram cinco filhos: Carlos Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus Geraldo. Em 1944, o artista faz sua primeira exposição individual fora do Estado na cidade de Porto Alegre. Ao todo foram 79 exposições.  Aposenta-se dos pincéis aos 87 anos por indicação médica. Após 68 anos de vida em comum, o artista perde a esposa em 2005.  Falece aos 94 anos em 3 de abril de 2008.

Fonte:

BEZ, Volney M.; DOS SANTOS, Valmiré R.; ROCHA, Carlos.  A Arte de Zumblick.Florianópolis/Tubarão:  V.M.Bez, V.R. dos Santos, 2005.
http://www.zumblick.com.br/content/zumblick/zumblick.asp>.

Saiba Mais 2: Outras solenidades
 
Em Tubarão haverá nos dias 25 e 26 de setembro, respectivamente, abertura de exposição no Museu Willy Zumblick (Centro Municipal de Cultura) e sessão solene às 19h no auditório do Espaço Integrado de Artes da universidade. A organização é da Assembleia Legislativa com a colaboração da prefeitura municipal, câmara de vereadores, Unisul e Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques