O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) concluiu a análise das contas dos 295 municípios catarinenses relativas ao exercício de 2024. Do total, 14 prefeituras receberam parecer prévio pela rejeição e 281 pela aprovação.
Entre os principais motivos para a rejeição estão o descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe a contratação de despesas sem saldo de caixa nos últimos meses do mandato, além de déficits orçamentário e financeiro e do não cumprimento do investimento mínimo constitucional em educação.
Os municípios que tiveram parecer pela rejeição são: Anita Garibaldi, Aurora, Ermo, Garopaba, Imaruí, Jaguaruna, Penha, Pescaria Brava, Pouso Redondo, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Tijucas, Timbó Grande e Tubarão.
Para o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, o equilíbrio fiscal é condição essencial para uma administração pública responsável.
O Tribunal também anunciou que, a partir de 2026, vai intensificar o acompanhamento preventivo das leis orçamentárias para evitar irregularidades.
O parecer do TCE/SC agora subsidia o julgamento das contas pelas câmaras de vereadores e só pode ser derrubado com o voto de dois terços dos parlamentares municipais.
VINHETA TCE INFORMOU
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies